Publicidade
Início Blogueria Como um backoffice eficiente impacta na área de logística

Como um backoffice eficiente impacta na área de logística

0
Publicidade

Quando se pensa em otimizar os processos logísticos para deixá-los mais ágeis e com melhor custo-benefício, é comum que logo venha à mente a melhoria das funções operacionais, como transporte, armazenamento e movimentação. Contudo, cada vez mais importante, a logística não se limita somente a isso, ela se tornou uma área estratégica que envolve desde o planejamento até a entrega dos produtos, integrando diversas áreas da organização. Ou seja, uma logística eficiente começa no setor administrativo.

Portanto, a tarefa é desenvolver um backoffice preciso para uma operação sempre pontual. Para isso, a tecnologia é a palavra-chave para conquistar mais controle e rastreabilidade entre as áreas e processos de uma empresa. Os softwares ERPs têm sido a principal transformação nesse sentido, capazes de atender às necessidades de digitalização operacional, maior controle e governança para o dia a dia. Na prática, isso significa garantir que todos os recursos e produtos necessários estejam disponíveis nos locais corretos e na hora certa.

A SAP, que segundo pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui 34% do mercado de ERPs no Brasil e 50% quando se trata de empresas de grande porte, representa a simplificação de processos, facilitando a rotinas os colaboradores para maior produtividade com o que realmente importa. Para gestores, tomadas de decisão respaldadas por dados inteligentes atualizados em tempo real. Em um cenário em que cada minuto importa, significa trocar a dúvida pela certeza.

O impacto que um software com todas as funcionalidades de um ERP robusto traz para o backoffice logístico pode ser mensurado em preparação, agilidade e custo-benefício. Tudo começa com a capacidade de realizar um planejamento adequado e controle preciso do estoque. Com o software, a possibilidade de um cliente não encontrar o que busca é inexistente, a solução administra e melhora desde o controle de picking até embalagens, transações do estoque, gestão de todos os itens, localização dos produtos, preços e muito mais.

Para a agilidade, a combinação entre fluxo de trabalho otimizado e diminuição dos processos burocráticos facilita muito o trabalho da equipe logística. Geralmente, o fluxo ineficiente de trabalho gera atrasos nos prazos e até perdas financeiras. Com a automação das atividades pelo sistema, todas as etapas são organizadas em um processo lógico e ausente de erros manuais, além disso, o software fornece indicadores de desempenho (KPIs) com relatórios que permitem identificar e solucionar problemas com rapidez. Sem esquecer que tudo precisa estar conforme a legislação fiscal e tributária, outra tarefa que a solução lida.

Estes pontos apoiam a economia de recursos, mas é impossível falar de logística eficiente sem a minimização dos riscos no transporte de produtos. Com os módulos integrados de Transportation Management System (TMS) e Aliança Transporte Multimodal (ATM) de SAP Business One permitem cuidar dos automóveis e caminhões, planejar as rotas, e unificar a emissão dos documentos fiscais em uma única plataforma. Os gestores podem acompanhar os entregadores em tempo real por meio de câmeras de segurança e controlar a temperatura dos produtos a partir do escritório. Assim, ajustando esses detalhes na retaguarda com inteligência, é possível acelerar na ponta.

André Melo, Head de Soluções SAP da b2finance.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile