Publicidade
Início Notícias Comissão aprova fim de bloqueio de celular por operadora

Comissão aprova fim de bloqueio de celular por operadora

0
Publicidade

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou substitutivo do deputado Vinicius Carvalho (PTdoB-RJ) ao projeto de lei do deputado Arnon Bezerra (PTB-CE) que proíbe o bloqueio de aparelhos celulares para chips de outras operadoras. O substitutivo modifica o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) e a Lei Geral das Telecomunicações (9472/97).

Atualmente, de acordo com resolução da Anatel, as operadoras têm o direito de bloquear os aparelhos, desde que ofereçam benefícios aos seus usuários, tais como celulares gratuitos ou descontos especiais no aparelho e nas tarifas. As operadoras costumam propor ao cliente um contrato de fidelidade por um ano, com o bloqueio do aparelho, em troca desses benefícios.

Pela proposta aprovada na comissão, o aparelho deve ser desbloqueado no ato da compra. No caso de telefones já bloqueados, a empresa terá a obrigação de liberar os telefones em, no máximo, até 120 dias a partir da solicitação do usuário.

Arnon Bezerra argumenta que o projeto garante o direito de o consumidor usar seu aparelho de celular como convier. "Também incentiva a livre concorrência, e demonstra que a operadora confia na qualidade da prestação de seus próprios serviços para fidelizar seus clientes", observou.

Na mesma linha de raciocínio, o relator acredita que a atual prática de bloqueio "fere o direito do consumidor e a livre concorrência". Em caso de desobediência, o substitutivo define que a operadora deverá pagar multa de R$ 2 mil para cada aparelho bloqueado comercializado.

Foram anexados à matéria os projetos de lei 2005/07, 2282/07, 2498/07. Em caráter conclusivo, o projeto ainda será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Com informações da Agência Câmara.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile