Nos primeiros três meses do ano, a Dell conquistou 5,9% do mercado de PCs no país, alcançando a segunda posição no ranking de vendas, de acordo com pesquisa da IDC. No ano passado, a companhia havia começado na terceira colocação em vendas de computadores, responsável por 4,8% do mercado no primeiro trimestre. Mas nos últimos três meses de 2007, já dava indícios de crescimento, atingindo 5,2% das vendas totais de PCs no país.
?Enquanto o mercado cresceu 18,7% ano sobre ano em unidades, a Dell conseguiu crescer 46,1% no Brasil. Isso reforça, ainda mais, a estratégia da companhia de investir aqui?, diz Raymundo Peixoto, diretor geral da Dell Brasil.
Segundo ele, grande parte dessa conquista se deve às novas estratégias da companhia, focada em atingir o público doméstico, além do mercado corporativo. Após o lançamento de novas linhas de produtos específicas para este segmento e o anúncio de parcerias com redes varejistas, a Dell Brasil viu sua participação de mercado aumentar.
Ele informa que a linha Inspiron, lançada recentemente, com foco no usuário final, representou sozinha 1,5% do total de vendas de computadores no país, sendo a segunda linha mais vendida da Dell.
Mas foram os notebooks, entre todos os produtos, os grandes responsáveis pela vice-liderança da companhia no primeiro trimestre, segundo Peixoto. Com 11,4% de participação em vendas de computadores portáteis, a Dell viu este produto crescer no gosto do consumidor. No último trimestre de 2007, atingiu 8,9% em participação de notebooks, um salto de 2,5 pontos percentuais em relação aos três primeiros meses de 2008.