Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Apple e Samsung entram em acordo e põem fim às disputas judiciais...

Apple e Samsung entram em acordo e põem fim às disputas judiciais fora dos EUA

0
Publicidade

A Apple e a Samsung entraram em acordo e decidiram pôr fim às disputas por patentes que travam em vários tribunais mundo afora, exceto nos Estados Unidos, segundo comunicado conjunto emitido pelas duas empresas nesta quarta-feira, 6.O pacto abrange oito países— Austrália, Japão, Coreia do Norte, Alemanha, Holanda, Reino Unido, França e Itália.

O comunicado deixa claro, no entanto, que os processos que correm nos tribunais americanos, envolvendo centenas de milhões de dólares, seguirão o curso normal. “Este acordo não envolve quaisquer acordos de licenciamento, e as empresas continuam a perseguir os casos existentes em tribunais norte-americanos”, diz o comunicado.

As duas gigantes do setor de tecnologia, que são as maiores fabricantes de smartphones do mundo, intensificaram as acusações por violação de patentes nos últimos anos e travavam disputas jurídicas em mais de dez países. Há muita coisa em jogo, já que elas respondem por quase a metade de todas as remessas de smartphones no mundo.

Em 2011, a Apple processou a Samsung nos EUA alegando que ela copiou as características do iPhone. Em 2012, o Tribunal Distrital de San Jose, na Califórnia, determinou que a fabricante coreana pagasse US$ 1,052 bilhão à empresa americana por ter quebrado patentes em seus smartphones e tablets. O valor ficou muito aquém dos US$ 2,2 bilhões que a Apple havia pedido. O último julgamento, que terminou em maio, levantou dúvidas sobre o mérito da ação legal da Apple. A Samsung está recorrendo da decisão.

Em seguida, a fabricante coreana moveu uma ação judicial contra a Apple por violação de patente na Coreia do Sul, Japão, Austrália, Holanda, Alemanha, França, Itália e Reino Unido. A Apple contragolpeou e entrou com processos contra a Samsung em cinco desses países.

Depois de a União Europeia ter feito uma queixa formal contra a Samsung no fim de 2012 por buscar liminares na Justiça quando outras empresas estavam dispostas a licenciar suas patentes, a fabricante coreana concordou, no início deste ano, em não mais recorrer a liminares na Europa pelo uso de patentes essenciais padrão da indústria pelo período de cinco anos.

Apesar da decisão favorável do Tribunal da Califórnia, a Apple terá de pagar um centavo de dólar por unidade de produto de dois outos processos, além de não ter obtido o que queria — uma liminar de longo alcance sobre as vendas de determinados smartphones e tablets da Samsung. Na semana passada, a Apple desistiu de apelar da sentença de seu primeiro julgamento de patentes contra a Samsung, que negou a empresa uma injunção permanente contra quase duas dúzias de produtos da Samsung.

“O contencioso dos EUA é o mais importante. Há muito em jogo. Apple em particular é hesitante em deixar o caso pra lá”, disse Michael Carrier, professor de Direito especialista em patentes da Universidade de Rutgers, ao The Wall Street Journal. “Mas eu acho que a Apple está chegando à conclusão de que este litígio não vale a pena.”

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile