Publicidade
Início Notícias Justiça brasileira condena internauta por pirataria de filmes

Justiça brasileira condena internauta por pirataria de filmes

0
Publicidade

O Brasil registrou o primeiro caso de condenação por pirataria de filmes na internet. Segundo a Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (ADEPI), Marcos Roberto Lui deverá cumprir pena de dois anos de reclusão e pagar multa por comercializar através do site CDPoint encomendas de cópias de CDs e DVDs.

Lui infligiu o parágrafo 1º do artigo 184 do Código Penal, que prevê punição por lucro com venda de material pirata. Ele gravava em casa as músicas e filmes solicitados e as enviava pelo correio para usuários do país inteiro.

Apesar de a prisão de usuários por compartilhamento ilegal de obras protegidas por direitos autorais não ser totalmente novidade, a condenação do praticante e fornecedor de pirataria via web é considerado um passo importante para o Brasil no combate a internautas que vêem na rede mundial a garantia da impunidade.

A expectativa é que essa ação deverá desencadear uma série de outros processos referentes ao compartilhamento de material pirata online, como já tem acontecido nos Estados Unidos.

?Devido à dificuldade da justiça em condenar operadores de esquemas ilegais na internet, os usuários acabam encarando a web com um território livre, onde não existe punição para atos contrários à lei?, afirmou o advogado e professor de Diretor da Informática da Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP), Márcio Cots.

Segundo ele, a sensação de impunidade se deve, em grande parte, à dificuldade de localização de servidores com conteúdo brasileiro pirata fora do país, o que retarda as investigações. ?É preciso lembrar, porém, que a internet é só um meio para se praticar um crime e que 95% dos atos ilegais cometidos no mundo virtual têm tratamento na lei atual?, explicou.

O especialista ressaltou que as punições de crimes eletrônicos não virão apenas por novas leis ou adequações da legislação atual, mas por meio da própria tecnologia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile