Publicidade
Início Notícias Inovação Cachorro-robô, o novo teste da Petrobras

Cachorro-robô, o novo teste da Petrobras

0
Publicidade

Uma equipe do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) executou, no dia 17 de novembro, os primeiros testes operacionais do Spot, o cachorro-robô do parque, nas instalações do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, no Rio de Janeiro.

Sob a supervisão das equipes do PTI e da Petrobras, Spot visitou espaços restritos de operação industrial da unidade da petroleira, andou por áreas técnicas e passou por testes genéricos, como análise dos equipamentos de iluminação, das câmeras e da autonomia, além da produção de relatórios, registros e verificações de pontos previamente escolhidos pela equipe do PTI e da Petrobras.

A proposta é que aconteçam mais testes para definições de aplicabilidade do robô em espaços do Cenpes, definido o local e atividade da aplicação, teremos 8 meses de teste, para então realizar a análise da viabilidade econômica de alguns trabalhos que podem ser executados pelo equipamento, ajudando na atuação técnica em áreas críticas e preservando vidas em trabalhos perigosos.

Além do robô, a equipe do PTI é formada pelo coordenador José Alberto Pereira e pelo engenheiro Heber Miguel dos Santos, ambos do Centro de Tecnologias Abertas (TA), vinculado à Diretoria de Tecnologias (DT).

José Alberto se mostrou motivado e confiante nos resultados. “O PTI tem sido piloto no quesito tecnológico e vem buscando aprimorar a operação do robô, ganhando conhecimento e entendendo a melhor forma de aplicar o robô em inspeções industriais”, afirmou.

SPOT

O robô, conhecido por sua versatilidade em ambientes críticos, opera no Brasil por uma parceria entre o PTI e a ABDI, parte de uma robusta ação de inovação e desenvolvimento tecnológico de tecnologias 5G que ocorre com recursos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Itaipu Binacional.

Há poucos dias, em visita ao PTI, representantes da Boston Dynamics (fabricante do robô) e do Parque discutiram maneiras de integrar o Spot em projetos que envolvem o desenvolvimento e a manutenção de infraestruturas críticas, aproveitando ao máximo as capacidades avançadas do robô.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile