Publicidade
Início Notícias Governo vai recomendar compra de ‘PCs verdes’ nas licitações

Governo vai recomendar compra de ‘PCs verdes’ nas licitações

0
Publicidade

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), do Ministério do Planejamento, vai recomendar aos órgãos públicos que comprem computadores menos agressivos ao meio ambiente, que sejam livres de chumbo e utilizem quantidades reduzidas de ferro, alumínio, cobre, zinco, estanho, níquel, chumbo, cobalto, prata e ouro. O órgão vai aconselhar também a compra de computadores mais econômicos no consumo de energia e que tenham componentes totalmente recicláveis.
A especificação para a aquisição desses computadores está em fase de homologação pelo Serpro. Somente em 2008, o governo federal comprou cerca de 313 mil computadores.
A iniciativa integra o Programa de Aquisições Sustentáveis do Ministério do Planejamento, que prevê ainda alterações na Lei 8.666/93, que estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, compras, alienações e locações no âmbito dos poderes da União, estados e municípios. O projeto de alteração da lei aguarda votação no plenário do Senado para, após retornar à Câmara, seguir para sanção presidencial.
Para a gerente de projetos da SLTI, Ana Maria dos Santos Neto, o governo deve ser o indutor de inovações no mercado que priorizem os conceitos de sustentabilidade. "A administração pública deve usar o seu poder de compra para ajudar a construir um novo mercado, que gere mais emprego, renda e cause menos prejuízos ao meio ambiente", salientou. Segundo Ana Maria, as compras públicas no Brasil, incluindo governo federal, estados e municípios, representam entre 10% e 15% do Produto Interno Bruto do Brasil (PIB).
O diretor de Logística e Serviços Gerais da SLTI, Carlos Henrique de Azevedo Moreira, lembrou que o governo federal induziu o uso do pregão eletrônico nas licitações públicas e que o mesmo processo poderá ocorrer com as contratações sustentáveis. Atualmente, mais de cem portais realizam esse tipo de procedimento e a modalidade vem sendo adotada também por estados e municípios. Segundo Azevedo, o Brasil é o maior comprador por meio das ferramentas eletrônicas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile