Publicidade
Início Notícias Interurbano para conexão à internet terá preço de chamada local

Interurbano para conexão à internet terá preço de chamada local

0
Publicidade

A Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado aprovou na quinta-feira, 8, em decisão terminativa, projeto que prevê que o preço de chamada local para ligações telefônicas interurbanas para acesso à internet em municípios onde não há provedor.
O projeto (PLS 317/05), do senador Romero Jucá (PMDB-RR), exige a aplicação da menor tarifa cobrada pelas operadoras de serviços de telecomunicações para ligações locais, quando as chamadas forem efetuadas a partir de terminais fixos e se destinarem a provedores de acesso à rede mundial de computadores.
Para que não gerar dúvidas, o projeto determina ainda que o valor pago será estipulado com base em todos os planos de serviços, básicos ou alternativos, independentemente das condições e requisitos de participação ou das regras do plano e levando em conta ainda quaisquer descontos oferecidos pela operadora.
Ainda segundo o projeto, nos municípios que não têm provedor de acesso à internet, as operadoras deverão garantir às ligações para os provedores a mesma qualidade das demais ligações interurbanas. Quem infringir essas normas poderá ser punido com pena de detenção, de um a quatro anos, ou multa, além de sanções civis e administrativas.
Segundo Jucá, o objetivo da proposta é viabilizar a inclusão digital nas pequenas localidades e propiciar a interação dessas comunidades com o mundo nas mesmas condições de que gozam os moradores dos grandes centros urbanos.
"A globalização tornou a inclusão digital imprescindível para a obtenção de conhecimento, convertendo-se em fator fundamental para o desenvolvimento econômico, social, cultural e político do país. E não se pode falar em inclusão digital sem acesso universal à internet", destacou Jucá.
Em seu voto favorável ao projeto, o senador Gilvam Borges (PMDB-AP) lembra que "a ausência de provedores de acesso discado à internet em diversos municípios exige que as pessoas realizem chamadas de longa distância e paguem valores incompatíveis com sua renda familiar, ou se conformem em não consumir um serviço essencial à sociedade moderna". As informações são da Agência Senado.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile