Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) NVidia aposta em chips móveis para tentar superar retração nas vendas de...

NVidia aposta em chips móveis para tentar superar retração nas vendas de notebooks e desktops

0
Publicidade

A fabricante de placas gráficas de alto desempenho NVidia vai concentrar o foco de atuação no concorrido mercado de chips para smartphones e tablets. Com seu portfólio de processamento gráfico (GPU, na sigla em inglês) bastante atrelado ao mercado de notebooks e desktops, cujas vendas vêm registrando forte desaceleração nos últimos tempos, a empresa agora está desenvolvendo componentes especialmente adaptados para quem deseja jogar videogames em dispositivos móveis, com base na tecnologia gráfica para renderização de imagens tridimensionais.

Os sinais dessa mudança de estratégia têm sido cada vez mais evidentes, já que em recentes declarações à imprensa, o CEO da companhia, Jen-Hsun Huang, disse que a NVidia vai priorizar aplicações gráficas orientadas a dispositivos móveis. Ele, inclusive, confirmou essa intenção durante uma entrevista após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre deste ano, na quinta-feira passada, 8.

Na ocasião, Huang disse que a priorização de aplicações gráficas orientadas a dispositivos móveis espelha a nova estratégia da empresa, que tem sido muito direcionada para produtos como computadores pessoais, segundo o The Wall Street Journal.

Mas essa mudança não deve ser nada suave. Analistas observam que a rival Qualcomm, por exemplo, com décadas de experiência em tecnologia de chip de comunicação para celular, já fornece para os dois maiores fabricantes de smartphones, Apple e Samsung, o que leva crer que essas companhias continuarão favorecendo os chips de processador da empresa. Além disso, outros fabricantes de chips estão mirando para o mercado de telefonia móvel, incluindo Intel, MediaTek, Broadcom e Marvell.

Isso não significa, porém, que a NVidia não posssa colher dividendos com o foco no mercado móvel. Em setembro do ano passado, a fabricante chinesa Xiaomi selecionou o processador da empresa Tegra 4 para um de seus modelos de smartphone. Na França, a Wiko Mobile lançou no início deste ano um handset com o chip Tegra da NVidia 4i, que inclui a capacidade sem fio LTE. A NVidia também vem obtendo sucesso com a versão do Tegra para aplicações automotivas.

Além de apenas vender chips, a NVidia vem procurando estimular o interesse de gamers pelo Shield, um dispositivo portátil, com um visor e controladores de jogos, bem como incentivar um projeto de desenvolvimento de um tablet chamado Tegra Note 7 que deverá chegar ao mercado por meio de seus parceiros de hardware de vários países.

No entanto, a empresa não parece ansiosa em deter uma fatia expressiva do mercado em que preços baixos são um trunfo decisivo. Em vez disso, a NVidia aposta que o Android vai se tornar um dos principais sistemas operacionais dos desenvolvedores de games. E isso deve estimular a criação de dispositivos voltados para o desempenho, onde os chips da empresa podem brilhar.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile