Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) BlueKeep é o malware mais procurado em maio

BlueKeep é o malware mais procurado em maio

0
Computer Code Language with Bugs
Publicidade

A Check Point Research, divisão de Inteligência de ameaças da Check Point Software Technologies, publica seu mais recente Índice Global de Ameaças referente ao mês de maio de 2019.

A equipe de pesquisa está alertando as organizações para verificar e corrigir quaisquer sistemas vulneráveis à falha ‘BlueKeep’ Microsoft RDP (CVE-2019-0708) em máquinas com Windows 7 e Windows Server 2008, para evitar o risco de serem exploradas por ataques de ransomware e criptomineração.

A falha do BlueKeep afeta quase 1 milhão de máquinas que são acessíveis à Internet pública, além de outra grande quantidade nas redes corporativas.A vulnerabilidade é crítica porque não requer interação do usuário para ser explorada.

O RDP já é um vetor de ataque estabelecido e popular que foi usado para instalar ransomware, como SamSame Dharma.A equipe do Check Point Research está observando, atualmente, muitas tentativas de varredura para a falha, originárias de vários países no mundo, o que poderia ser a fase inicial de reconhecimento de um ataque.Além dos patches relevantes da Microsoft, a Check Point está fornecendo proteções de rede e de endpoints (terminais) para esse ataque.

Segundo Maya Horowitz, diretora de Inteligência de Ameaças e Pesquisa da Check Point, a maior ameaça vista pela equipe último mês é o BlueKeep.Mesmo que nenhum ataque tenha sido visto explorando isso, várias explorações públicas de prova de conceito foram desenvolvidas.

A Check Point concorda com a Microsoft e outros observadores do setor de cibersegurança que o BlueKeep poderia ser usado para lançar ataques cibernéticos na escala das enormes campanhas como WannaCry e NotPetya de 2017.

Um único computador com essa falha pode ser usado para fornecer uma carga maliciosa que infecta toda a rede.“Então, todos os computadores infectados com acesso à Internet podem contaminar outros dispositivos vulneráveis em todo o mundo, permitindo que o ataque se espalhe exponencialmente, em um ritmo incontrolável. Por isso, é fundamental que as organizações se protejam, corrigindo a falha agora, antes que seja tarde demais”, alerta Maya Horowitz.

Outras notícias importantes sobre malware em maio referem-se aos desenvolvedores do programa de afiliados GandCrab Ransomware-as-a-Service anunciando no último dia do mês que estavam paralisando a operação e que pediram a seus afiliados que parassem de distribuir o ransomware dentro de 20 dias.

A operação está ativa desde janeiro de 2018 e, em apenas dois meses, infectou mais de 50.000 vítimas. O total de ganhos para seus desenvolvedores e afiliados é estimado em bilhões de dólares. Uma ameaça regular no Índice Top 10 dos Mais Procurados, o GandCrab foi atualizado com frequência com novos recursos para escapar das ferramentas de detecção.

Os três principais malwares “mais procurados” em maio de 2019 foram:

* As setas estão relacionadas com a mudança na classificação em comparação com o mês anterior.

Os três malwares mais proeminentes Cryptominers – Cryptoloot, XMRig e JSEcoin continuam no topo do ranking, cada um com um impacto global de 4%.

1. Cryptoloot- Criptominerador que usa o poder de CPU ou GPU (processador gráfico) da vítima e os recursos existentes para a criptomineração, adicionando transações ao blockchain e liberando nova moeda. Originalmente é um concorrente do Coinhive, oferecendo uma porcentagem menor de receita de sites.

2. XMRig- Software de mineração de CPU de código aberto usado para o processo de mineração da criptomoeda do Monero e visto pela primeira vez, em tempo real, em maio de 2017.

3. JSEcoin- Minerador de JavaScript que pode ser incorporado em sites. Com o JSEcoin é possível executar o minerador diretamente no navegador em troca de uma experiência sem anúncios, moeda do jogo e outros incentivos.

Os três principais malwares de maio para dispositivos móveis:
Em maio, o Lotoor é o malware móvel mais predominante, a partir do dia 2 de abril. Triada cai de 1º colocado para 3º colocado, enquanto Hiddad sobe de 3º para 2º colocado.

1. Lotoor- Ferramenta hack que explora vulnerabilidades no sistema operacional Android, a fim de obter privilégios de root em dispositivos móveis comprometidos.

2. Hiddad- Malware Android que reempacota aplicativos legítimos e os lança em uma loja de terceiros. Sua principal função é exibir anúncios, mas também é capaz de obter acesso aos principais detalhes de segurança incorporados ao sistema operacional, permitindo que um atacante obtenha dados confidenciais do usuário.

3. Triada- Backdoor modular para Android que concede privilégios de superusuário ao malware baixado, ajudando a incorporar-se aos processos do sistema. O Triada também foi visto falsificando URLs carregados no navegador.

As três vulnerabilidades mais exploradas de maio:
Em maio, vimos um retorno das técnicas tradicionais de ataque (provavelmente causadas pela diminuição da lucratividade dos criptomineradores), com as técnicas SQL Injections liderando a lista de vulnerabilidades de explorações principais com um impacto global de 49%. Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure e Open SSL TLS DTLS Heart beat Information Disclosure estão posicionadas em segundo e terceiro lugares, afetando 44% e 41% das organizações em todo o mundo, respectivamente.

1. SQL Injection (várias técnicas) – Insere uma injeção de SQL query na entrada do cliente para o aplicativo, enquanto explora uma vulnerabilidade de segurança em um software aplicativo.

2. Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure- Uma vulnerabilidade de divulgação de informações foi relatada no GitRepository. A exploração bem-sucedida desta vulnerabilidade pode permitir uma divulgação não intencional de informações da conta.

3. OpenSSL TLS DTLS Heart beat Information Disclosure (CVE-2014-0160; CVE-2014-0346) – Existe uma vulnerabilidade de divulgação de informações no OpenSSL. A vulnerabilidade é devida a um erro ao manipular pacotes de heartbeat do TLS/DTLS. Um atacante pode aproveitar essa vulnerabilidade para divulgar o conteúdo da memória de um cliente ou servidor conectado.

O Mapa de Ameaças por país exibe o índice de risco globalmente (verde – baixo risco, vermelho – alto risco, cinza – dados insuficientes), demonstrando as principais áreas de risco e pontos críticos de malware em todo o mundo. Em maio, o Brasil está na posição 86ª no ranking (mesma posição de abril) com 44,7% de risco, num total de 147 países na lista.

A seguir, a lista dos Top 10 malwares no Brasil no mês de maio:

TOP 10 Malwares Brasil – Maio 2019

Nome da Família do Malware

Impacto Global

Impacto no Brasil

Cryptoloot

4.13%

16.74%

Jsecoin

3.62%

16.25%

XMRig

4.00%

14.22%

Houdini

0.22%

4.41%

Trickbot

1.88%

4.34%

Ramnit

2.72%

4.34%

Emotet

2.99%

4.06%

Lokibot

2.11%

3.57%

Dorkbot

2.07%

3.57%

Nivdort

1.80%

3.15%

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile