Publicidade
Início Notícias Comunicações MCom e MME avançam nas discussões para levar energia elétrica e conectividade...

MCom e MME avançam nas discussões para levar energia elétrica e conectividade a 4,6 mil escolas

0
Publicidade

Para discutir a política de compartilhamento de postes e garantir energia elétrica e conectividade a 4,6 mil escolas públicas brasileiras, os ministros das Comunicações, Juscelino Filho, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniram, nesta quinta-feira (13), em Brasília. As Pastas estão trabalhando em uma Resolução conjunta das Agências Nacionais de Telecomunicações e de Energia Elétrica, Anatel e Aneel, para a gestão compartilhada de postes.

“O presidente Lula nos deu a missão de levar conectividade significativa a todas as escolas públicas do Brasil e, para isso, estamos trabalhando em conjunto com várias Pastas. Levando energia elétrica e conectividade para essas escolas e comunidades isoladas vamos garantir cidadania, segurança e acesso à informação para milhões de brasileiros”, disse Juscelino Filho.

“É muito importante que o acesso à energia e a conectividade andem juntas. Essas reuniões com o Ministério das Comunicações são essenciais para a integração dessas políticas e para avançarmos na melhoria de vida de todos os brasileiros e brasileiras, que é a diretriz do governo do presidente Lula”, afirmou Alexandre Silveira.

O Brasil conta hoje com 138,3 mil escolas públicas. Desse total, 8,3 mil ainda não possuem acesso gratuito à internet banda larga, sendo que 4,6 mil dessas instituições não contam sequer com oferta de energia elétrica. Para essas escolas, o MME vai garantir energia elétrica viabilizando, inclusive, a instalação pelo MCom dos equipamentos necessários para a conexão de internet a alunos e docentes.

Uso de Postes – O compartilhamento de postes por distribuidoras de energia e prestadoras dos serviços de telecomunicações envolve aspectos técnicos e comerciais. Eventualmente, as empresas podem não chegar a um acordo que permita a oferta adequada de energia elétrica e a ampliação da cobertura de internet. Assim, a Resolução conjunta que vem sendo elaborada pretende regulamentar o setor e resolver definitivamente a questão.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile