Publicidade
Início Serviços Call Center Dados e analytics serão as principais prioridades para atingir metas de atendimento...

Dados e analytics serão as principais prioridades para atingir metas de atendimento e suporte a clientes em 2023

0
Publicidade

Nova pesquisa do Gartner com 283 líderes de atendimento e suporte a clientes prevê que dados e Analytics serão prioridades em 2023, sendo considerados “muito ou extremamente importantes” para 84% dos entrevistados em seus trabalhos para atingir metas organizacionais este ano.

A consultoria também revela que a eficácia do canal digital é “muito ou extremamente importante” para 80% dos entrevistados, juntamente com performance e desenvolvimento de funcionários para garantia de qualidade.

A pesquisa do Gartner indica, ainda, que melhorar as operações e expandir os negócios são as duas metas de negócios mais importantes para este ano. “Entender as necessidades e expectativas dos consumidores, avaliando suas experiências com serviços, será essencial para melhorar a fidelidade e criar valor, especialmente quando as organizações enfrentam ventos econômicos contrários”, afirma Jonathan Schmidt, Diretor Sênior e Consultor do Gartner para Prática de Atendimento e Suporte aos Clientes. Segundo ele, “executar essa visão requer investimento em dados e Analytics, gerenciamento de conhecimento e uma parceria duradoura com a equipe de TI.”

Diante das recentes oscilações econômicas, os líderes das áreas de atendimento e suporte planejam dedicar mais recursos para melhorar, automatizar ou eliminar processos ineficientes (59% dos entrevistados), migrar a maior parte do volume de atendimento aos canais digitais e de autoatendimento (51%) e contribuir para criar valor para os clientes (46%) em um futuro próximo.

“Em tempos econômicos difíceis, os líderes de suporte e atendimento aos clientes são frequentemente encorajados por seus diretores financeiros a se contentarem com o que têm”, diz Schmidt. “Dada a dificuldade de contratar e reter talentos, porém, faz sentido que eles estejam lidando com as ineficiências e priorizando os canais digitais como uma estratégia para reduzir os custos sem diminuir o número de colaboradores ou sacrificar a experiência dos consumidores.”

Com essas descobertas da pesquisa, o analista do Gartner faz três importantes recomendações aos líderes de atendimento e suporte a clientes:

1- Colete dados acionáveis dos clientes em todos os canais por meio de um programa de análise de Voz dos Clientes (VoC – de Voice of Clients, em inglês) robusto, que vai além de pesquisas e incorpora métodos mais avançados sobre análise de fala, texto e experiência digital de Analytics. Aproveite esses métodos para decisões sobre contratação e treinamento de pessoal, processos e tecnologias. Essa é a chave para uma função bem-sucedida de atendimento a consumidores;

2- Crie equipes de autoatendimento digital para supervisionar a estratégia dos recursos de atendimento digitais, gerenciar os canais como produtos e trabalhar em estreita colaboração com analistas de dados para desenvolver e medir métricas de sucesso;

3- Capacite os agentes de atendimento aos clientes com tecnologia, incluindo desktops conectados, para ajudá-los a orientar melhor os clientes durante a resolução de eventuais demandas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile