Publicidade
Início Notícias Stefanini mantém meta de crescer 60% em 2009

Stefanini mantém meta de crescer 60% em 2009

0
Publicidade

Apesar da queda no índice de confiança empresarial, em razão da crise financeira global, a Stefanini IT Solutions, uma das principais empresas de serviços e consultoria de TI do Brasil, mantém a meta de crescer 60% em 2009 e faturar R$ 800 milhões. A expectativa positiva tem como base a receita de R$ 510 milhões obtida neste ano, um incremento de 35% na comparação com 2007, o que representa a maior taxa de crescimento orgânico dos últimos seis anos, segundo a empresa.
O resultado foi bastante expressivo considerando que não inclui fusões e aquisições, de acordo com o presidente da empresa, Marco Stefanini. A evolução, segundo o executivo, segue a projeção de crescer cinco vezes em cinco anos e chegar a 2012 com resultado de R$ 2 bilhões, considerando o crescimento orgânico e por meio de aquisições.
A empresa, que passou este ano sem comprar nenhuma empresa, promete agora intensificar a política de aquisições em 2009 para alcançar as metas estabelecidas. Para conseguir levar a cabo esse programa, Stefanini diz que a companhia vai recorrer ao seu próprio caixa e a empréstimos bancários, bem como à receita recorrente de seus contratos de longo prazo. Em decorrência do cenário econômico, ele explica que houve uma mudança nos planos de abertura de capital (IPO) na bolsa de valores. “Como não dependíamos desse recurso para os nossos investimentos, os impactos foram minimizados”, enfatiza.
O alvo preferencial para aquisições, adianta o executivo, são empresas desenvolvedoras de aplicações e que tenham o mesmo perfil da Stefanini, para não correr riscos. "Como boa parte serão compras de companhias no exterior, elas têm que ter o mesmo perfil, que é possuir uma base de clientes diretos", explica ele.
A busca por empresas por empresas no exterior tem razão de ser. Entre os fatores que contribuíram para o resultado da Stefanini neste ano, a consolidação das operações internacionais foram fundamentais, passando a responder por 22% do faturamento da consultoria. Apenas as operações no México, onde foi inaugurada a quarta filial da Stefanini, na cidade de Toluca, tiveram crescimento de 80%. Neste ano, também foi aberta a primeira unidade da empresa no Canadá, na cidade de Montreal. “Tanto o México, quanto o Canadá são áreas estratégicas para a Stefanini, devido à proximidade com os Estados Unidos, o principal mercado de TI do mundo. Além disso, muitas empresas têm investido alto em infra-estrutura de tecnologia, principalmente as instituições financeiras”, explica Stefanini. Para o próximo ano, a consultoria planeja a expansão das operações nos Estados Unidos e abre a quarta filial no país no primeiro trimestre.
Investimentos e tendências
Além de reforçar sua participação no exterior, a Stefanini pretende revigorar a sua atuação em alguns mercados no Brasil. Entre eles estão os setores financeiro, no qual já mantém grande presença, e de telecomunicações, com foco no fornecimento de soluções de portabilidade numérica e billing, além de serviços de engenharia de redes, desenhados especialmente para essa área de grande potencial.
Responsável por 30 % dos negócios da Stefanini, a área de serviços financeiros registrou crescimento de 40 % neste ano, com a conquista de vários novos clientes no México, EUA, Peru, Chile, Argentina e Espanha. Um dos contratos que impulsionou os novos negócios nesta área foi a conquista do contrato, avaliado em R$ 127,6 milhões, da Caixa Econômica Federal para a implantação de projetos na área de desenvolvimento de software e manutenção dos sistemas.
De acordo com Stefanini, a crise financeira mundial requer cautela, mas não assusta, já que, ao longo dos 21 anos de história da empresa, ela soube transformar os momentos de incerteza em oportunidades para a empresa. Para ele, nos próximos cinco a dez anos, será extremamente importante a capacidade das companhias de se adaptar rapidamente às mudanças. “Aproximar a tecnologia do negócio, reforçando a estratégia, será a principal atividade da TI nos próximos anos e tem sido o nosso segredo para elevar os lucros e amadurecer a parceria entre a Stefanini e os seus clientes”, conclui.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile