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BT, Fundação Bradesco e Unicef criam centros de inclusão digital

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A BT, a Fundação Bradesco e o Unicef anunciaram nesta quarta-feira, 17, uma parceria que vai permitir que adolescentes utilizem ferramentas tecnológicas para mobilizar suas comunidades pela garantia dos direitos de meninas e meninos. O acordo prevê a instalação de 30 novos Centros de Inclusão Digital (CIDs), em comunidades carentes das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e na região amazônica, que se somarão à rede dos centros mantidos pela Fundação Bradesco em todo o Brasil.

Os novos CIDs terão a conectividade à internet fornecida pela BT e os computadores e o conteúdo de ensino a distância fornecido pela Fundação Bradesco. Neles, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e organizações não-governamentais parceiras trabalharão com adolescentes, para que eles se apropriem da tecnologia e desenvolvam projetos de comunicação que ajudem a mobilizar suas comunidades pela garantia dos direitos de cada criança e adolescente.

Ainda neste ano serão instalados seis CIDs, dois em cada uma das regiões escolhidas. Cada um terá capacidade para receber até cem adolescentes por dia. O primeiro CID ficará no centro da cidade de São Paulo, na sede do Projeto/Revista Viração, organização que mantém parceira com o Unicef, especializada em educomunicação e mobilização de adolescentes e jovens.

Além do apoio aos 30 novos CIDs, a BT fornecerá conectividade para mais 40 CIDs, totalizando 70. Hoje, a Fundação Bradesco possui 98 CIDs em operação. Instalados ao longo de quatro anos, atendem a mais de 200 mil pessoas, proporcionando inclusão digital a milhares de famílias brasileiras. Ao estender a parceria para os novos CIDs, a BT também passa a colaborar com a Fundação Bradesco, compartilhando informações sobre seus projetos mundiais de responsabilidade social.

Anna Penido, coordenadora do Unicef em São Paulo, explica que os CIDs farão parte das plataformas de atuação da organização nas comunidades populares dos centros urbanos e na Amazônia. “Nos CIDs, os adolescentes serão estimulados a refletir e debater sobre as condições da infância e adolescência, realizar pesquisas, planejar e desenvolver estratégias de comunicação. Tudo isso será utilizado para que eles próprios ajudem a mobilizar a população para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes.”

Em abril do ano passado, a BT e o Unicef anunciaram uma parceria de três anos, com recursos de R$ 1,75 milhão (500 mil libras esterlinas) oferecidos pela operadora para levar educação e capacitação em tecnologia e técnicas de comunicação para jovens de comunidades de baixa renda na África do Sul e China. Em abril, a BT e o Unicef anunciaram o lançamento deste programa no Brasil, com apoio e treinamento em tecnologia e comunicação para 10 mil jovens em desvantagem social em cinco das maiores cidades do país – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

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