Publicidade
Início Segurança News (Segurança) FireEye descobre malware no Android que se escondia como Gloogle Play

FireEye descobre malware no Android que se escondia como Gloogle Play

0
Publicidade

A FireEye descobriu novo malware que roubava mensagens de SMS, certificados e senhas bancárias de usuários do Android. O aplicativo falso se disfarçava como o aplicativo da loja do Gloogle Play e colocava na área de trabalho do celular um novo ícone parecido com o legítimo. O malware, que já foi removido da loja do Google, passava despercebido por 48 dos 51 antivírus testados.

Fireye
Ícone falso que ativava o malware e a tela que solicitava permissões

Intrigados com o novo ícone, os usuários clicavam no app iniciando a instalação do malware. Depois de inicializado uma mensagem com erros de digitação solicitava permissões de administrador para o “Gloogl App Stoy”. Terminada a “instalação” um pop-up surgia “Erro do Programa” e depois “Este foi deletado”, mas na verdade o malware começava a se descompactar e criar pastas dentro do dispositivo com códigos programados para roubar as mensagens de SMS, os certificados de assinatura e as senhas bancárias do usuário.

O hacker usava um servidor DNS dinâmico com um protocolo SSL do Gmail, fazendo o tráfico de rede gerado pelo malware parecer seguro e enganando a maioria dos antivírus, mas não a Máquina Virtual da FireEye que detectou o comportamento incomum.

De 51 antivírus testados, somente três conseguiram detectar o app por causa dos métodos de evasão que o invasor utilizou. Mesmo se detectado pelo usuário, o aplicativo falso não podia ser removido e ficava rodando nos serviços de fundo. O serviço podia ser interrompido, mas voltava à ativa depois da reinicialização do celular.

Constadas as evidências do ataque, a FireEye trabalhou em conjunto com a equipe do Google para derrubar a conta de e-mail utilizada pelo hacker.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile