Apenas 31% dos lares brasileiros têm computador, segundo levantamento encomendo à Ipsos, multinacional francesa da área de pesquisas de mercado, pela fabricante de chips Intel. Apesar disso, segundo projeções da empresa, o país deverá se tornar o terceiro maior mercado de PCs no mundo até 2010.
De acordo com o estudo, 45% das cerca de 1,5 mil pessoas que fizeram parte da amostra disseram estar dispostas a pagar entre R$ 1.450 e R$ 2.200 por um computador. A barreira, conforme constatou a Ipsos, começa a partir do preço de R$ 3 mil por um notebook.
No que dis respeito aos hábitos de compra do consumidor brasileiro, uma outra pesquisa, realizada pelo Instituto Monitor, detectou que 93% deles verificam pessoalmente o produto nas lojas antes de realizar a compra. Além disso, revelou que 62% dos consumidores das classes A e B brasileiras que compraram um computador nos últimos 12 meses procuraram informações pela internet para ajudá-los na escolha do produto. Normalmente esses consumidores utilizam boletins informativos, sites de busca (como o Google) ou consultam diretamente os sites dos fabricantes e fórum de discussões especializados em tecnologia da informação (65% dos consumidores). No entanto, apenas 19% efetuam a compra on-line.
Ainda de acordo com o levantamento, o preço ideal de um PC varia de acordo com a camada social: a classe A está disposta a pagar a partir de R$ 2 mil por um computador, enquanto as classes B e C cerca de R$ 1,5 mil e a classe D até R$ 1.000. O consumidor que pertence à classe A costuma ir até uma loja para obter informações sobre o equipamento e também para ver uma demonstração. Já os consumidores da classe B têm como característica preponderante para a aquisição de um computador a junção de três fatores: preço, desempenho e velocidade do processador.
Só 31% dos lares brasileiros têm computador, indica pesquisa
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