Publicidade
Início Serviços Call Center Atendimento via chat é o canal preferido dos consumidores

Atendimento via chat é o canal preferido dos consumidores

0
Publicidade

A menos de duas semanas para o Natal, as empresas estão fortalecendo seus canais de atendimento para atender o grande fluxo de clientes que procuram por suporte durante esse período do ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que o Natal de 2022 movimente R$ 65,01 bilhões em vendas. Segundo dados da Concentrix,  multinacional de soluções de customer experience e tecnologia reconhecida pelo GPTW, o canal preferido dos clientes é o chat, com 50% do share.

“Os clientes preferem conversar com alguém pelo chat porque é mais rápido e fácil de conseguir informações sobre suas compras. Ele traz uma praticidade muito grande, já que é possível conversar com um atendente enquanto se faz outras coisas pelo computador ou celular, recebendo um retorno imediato. Uma ligação telefônica demanda tempo. É importante que as empresas invistam em um atendimento via chat de qualidade para oferecer uma melhor experiência a seus clientes, satisfazendo as suas necessidades”, explica Claudia Gimenez, CEO da Concentrix.

Os dados foram coletados durante a Black Friday e mostram uma tendência que deve seguir no próximo ano. De acordo com a executiva, os números são ainda maiores se olharmos mercados específicos: o setor de Banking conta com 58% do suporte feito via chat. Já no e-commerce, responsável por grande parte das vendas nessa época do ano, o chat representa 42% dos atendimentos.

Outros dados interessantes sobre o comportamento do consumidor chamam a atenção. Mesmo com o aumento do uso de tecnologias, o uso de telefone para entrar em contato com as marcas cresceu quase 10% entre 2021 e 2022, alcançando 37,6%.

A Concentrix também descobriu que as pessoas estão utilizando cada vez menos o e-mail como canal de suporte. Em 2021, essa era a forma preferida de contato de 36,6% dos brasileiros – atualmente, apenas 29% deles usaram o correio eletrônico para solicitar atendimento. ”Novamente chama a atenção a questão da agilidade. As pessoas querem sanar suas dúvidas ou resolver questões de forma rápida. Nem sempre um e-mail enviado é respondido na hora”, conclui Claudia.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile