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McKinsey faz parceria com Stripe, Alphabet, Shopify e Meta em compromisso de remoção de carbono de US$ 925 milhões

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A McKinsey Sustainability fará parceria com Alphabet, Shopify, Meta e Stripe em um compromisso de oito anos de US$ 925 milhões para acelerar o desenvolvimento de tecnologias permanentes de remoção de carbono, garantindo a demanda futura. O esforço conjunto, chamado Frontier, é um compromisso de mercado avançado (AMC), que visa expandir a oferta global de remoção de carbono, em vez de aumentar a competição pela oferta que existe hoje.

“Atingir as emissões líquidas zero é fundamental para construir resiliência ambiental e realizar um futuro que proporcione um crescimento sustentável e inclusivo. As remoções de carbono têm um papel essencial a desempenhar”, diz o sócio sênior da McKinsey, Dickon Pinner. “A Frontier desempenhará um papel catalisador ao permitir o fornecimento de remoções de carbono de alta qualidade.” 

Os cientistas estimam que limitar o aquecimento a 1,5°C reduziria as chances de iniciar os efeitos mais perigosos e irreversíveis das mudanças climáticas. Relatórios recentes do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) deixam claro que atualmente não há caminho para manter o aumento da temperatura global dentro de 1,5°C sem remover gigatoneladas de CO 2 já presentes na atmosfera e no oceano. De fato, para alcançar um caminho para 1,5°C , os modelos do IPCC exigem que as remoções de carbono aumentem de 0,1 gigatoneladas de CO 2hoje para uma média de cerca de 6 gigatoneladas até 2050. As remoções de carbono funcionam ao lado de soluções de redução de emissões; eles não são um substituto. Mas no ritmo atual, o pipeline de projetos de remoção de carbono ficará aquém do volume de remoções de carbono que o IPPC diz ser necessário em 2025 em 80% . 

Como as emissões negativas podem ajudar as organizações a atingir suas metas climáticas 

Embora essa perspectiva pareça sombria, uma análise recente da McKinsey Sustainability for the Coalition for Negative Emissions descobriu que é possível dimensionar as remoções de carbono de forma sustentável para atender às necessidades climáticas com um portfólio de abordagens. Para conseguir isso, serão necessários esforços extraordinários na construção de novos projetos de capital, desenvolvimento de habilidades especializadas e dimensionamento de cadeias de suprimentos. No entanto, uma vez que as remoções de carbono são implantadas em escala de gigatoneladas, o custo médio pode diminuir drasticamente, economizando de US$ 4,2 trilhões a US$ 8,4 trilhões para implantar em comparação com os custos atuais. Além disso, nossa análise mostra que a escala desses esforços pode criar até dez milhões de novos empregos até 2050. 

É com essa urgência à vista que a McKinsey Sustainability decidiu se juntar ao esforço da Frontier em apoio ao desenvolvimento da tecnologia de remoção de carbono. Esse movimento está alinhado com nosso compromisso com a sustentabilidade e nossa visão de que unir forças com organizações líderes e criar soluções escaláveis são passos necessários para alcançar esse objetivo essencial. Como parte da parceria, a McKinsey também fornecerá suporte consultivo pro bono para startups e empresas de remoção de carbono que participam da iniciativa. 

A remoção de quantidades tão grandes de carbono da atmosfera requer a adesão de empresas e governos. Mas as novas tecnologias tendem a ser mais caras do que as estabelecidas, tornando difícil atrair compradores suficientes para ajudar a reduzir esses preços. É aí que um compromisso de mercado avançado como Frontier pode desempenhar um papel crucial. Como AMC, a Frontier facilitará acordos de pré-compra de baixo volume para novas tecnologias de remoção de carbono e investirá em futuras toneladas de remoção de carbono para ajudar a dimensionar tecnologias eficazes. Este modelo AMC foi usado pela primeira vez efetivamente para avançar as vacinas pneumocócicas em um esforço para salvar vidas. Os AMCs podem ser eficazes porque enviam um sinal de demanda forte e imediato, incentivando mais inovação e desenvolvimento de novas tecnologias no espaço. 

Essa parceria vem logo após nossa recém-lançada Plataforma McKinsey para Tecnologias Climáticas , parte da McKinsey Sustainability. O MPCT se concentra em ajudar os clientes a planejar, executar e dimensionar tecnologias net-zero em reconhecimento a esse chamado urgente à ação. E embora tenhamos priorizado ajudar os clientes a atingir emissões líquidas zero, no ano passado a Consultoia também se comprometeu a atingir um impacto climático líquido zero como empresa até 2030. 

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