Publicidade
Início Notícias Sun garante que Ginga Java estará disponível em dezembro

Sun garante que Ginga Java estará disponível em dezembro

0
Publicidade

O Ginga Java, especificação de código aberto criada pela Sun Microsystens em parceria com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), deverá estar disponível aos desenvolvedores em dezembro deste ano. A afirmação foi feita por Luiz Ferando Maluf, diretor sênior para a América Latina e países emergentes da Sun, durante evento promovido pela Brasscom sobre TV digital nesta quarta-feira, 24, em São Paulo. Segundo ele, a criação do Ginga-J, como é chamado, está em fase final e estará concluída até o fim de outubro.

"Após isso, será necessária uma revisão técnica, passando por mais três semanas de testes, antes de disponibilizá-lo para os desenvolvedores", explicou Maluf. No entanto, a tendência é de que middlewares e aplicações com base nessa especificação só estejam disponíveis entre seis meses e um ano, pois dependerá da homologação e do desenvolvimento.

O Ginga-J é uma saída do Fórum de TV Digital para incluir o Java na especificação Ginga sem a necessidade de pagamento de royalties. Isso porque a parte da linguagem NCL-LUA está pronta, enquanto o lado Java está tendo problemas com o pagamento de patentes, impedindo a colocação do atual Ginga no mercado.

A grande diferença do Ginga-J é que ele será uma especificação aberta e mundial, com boas perspectivas de ser utilizado por todos os sistemas de TV digital. Segundo Maluf, ele será compatível com todos os sistemas mundiais de TV digital, o que facilitará a sua penetração em vários mercados. Apesar disso, ele observa que a Sun não está focada em TV digital, mas na busca de soluções de conectividade e mobilidade para elevar suas receitas.

"A Sun não vai cobrar pela licença do Ginga-j, mas a oportunidade de mercado estará em fazer o licenciamento da máquina virtual. Esse será um gerador de receitas para nós", frisou Maluf, explicando que os clientes da empresa vão comprar os equipamentos se tiverem mão-de-obra especializada.

Além disso, o executivo aponta a necessidade de infra-estrutura das empresas que atuam nesse mercado, que terá de crescer muito para suportar a demanda criada com a TV digital e com a interatividade. E é exatamente visando essa oportunidade de mercado, segundo Maluf, que a Sun mira ao lançar a especificação do Ginga-J.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile