Publicidade
Início Notícias Mais de 60% das empresas já usam soluções de mobilidade

Mais de 60% das empresas já usam soluções de mobilidade

0
Publicidade

Pesquisa sobre a utilização de soluções de mobilidade nas empresas no Brasil indicou a TIM como principal operadora na de transmissão de voz e dados, sendo utilizada por 35% dos entrevistados no que se refere a dados e 29% a voz. A Vivo vem em seguida, com 26% no mercado de dados. Em relação à voz, quem ocupa a segunda posição é a Claro.

Em 2005, a Claro liderou nesses dois quesitos e passou, no ano passado, para a segunda posição no que se refere à transmissão de voz e a terceira em dados. "A TIM concentrou mais esforços no mercado corporativo, contribuindo para o crescimento do share", analisa Henrique Gasperoni, diretor de Projetos e Operações da ebusiness Brasil.

Segundo o levantamento, 64% das empresas já utilizam soluções de mobilidade em seus negócios. Dentre os dispositivos mais usados, destacaram-se o notebook, celular, PDA e smartphone respectivamente. "Com a evolução tecnológica do celular e a redução dos custos do smartphone, esses dispositivos surgem como principal tendência para os próximos anos", explica Gasperoni.

O estudo constatou também o crescimento expressivo da utilização do push mail (sistema de correio eletrônico realizado por celular). Em 2005, apenas 19% dos entrevistados utilizavam esta prática, enquanto que em 2006 houve um aumento de 137%, abrangendo 45% das empresas. "A grande maioria dos celulares oferece esse sistema e o tráfego de dados das operadoras está mais barato. Hoje essa prática está sendo mais difundida e já é considerada comum nas corporações", afirma Gasperoni.

A mobilidade é aplicada na automação dos vendedores externos em 42% das empresas e outros 40% pretendem iniciar projetos referentes a esta prática. A tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID), que era considerada uma promessa, não passou de 3% de adesão. No entanto, faz parte do planejamento de 43% das empresas.

Sobre as barreiras para a implantação de soluções wireless, 19% acreditam que a cultura interna e o comprometimento do público usuário são os principais obstáculos. Além disso, também foram citadas a falta de integração de processos internos e de cobertura.

A pesquisa, denominada "Panorama da Mobilidade Corporativa no Brasil – Cenário 2006", englobou 93 organizações, sendo 54% pertencentes à indústria, e foi desenvolvida pela Associação Brasileira de e-business, entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp).

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile