A SAP manteve amplamente a liderança no mercado mundial de supply chain management (SCM) no ano passado, com a Oracle em segundo lugar, de acordo com uma nova pesquisa divulgada pelo Gartner.
As duas gigantes do software cresceram aproximadamente à mesma taxa, de acordo com o instituto de pesquisas. A SAP agora detém 22,4% do mercado de SCM, com receita total de US$ 1,3 bilhão, cifra 20% acima do obtido pela empresa no ano anterior. Já a Oracle detém 16%, com receita de US$ 955 milhões, valor 15% superior ao registrado em 2006.
Globalmente, o mercado mundial de SCM tem tido um bom desempenho, com crescimento de 18% em 2007, ou seja, uma cifra total de US$ 6 bilhões. Grande parte desse crescimento, segundo o Gartner, pode ser atribuído aos chamados mercados emergentes e à crescente disponibilidade de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Segundo o instituto de pesquisas, as empresas estão se movendo de acordo com os custos estampados em suas planilhas, e por isso a modalidade de venda de software como serviço está tornando os aplicativos de SCM mais acessíveis.
"Parte do que estamos vendo se deve ao fato de que a venda de software como serviço está começando a se consolidar", observou Chade Eschinger, diretor de pesquisa do Gartner. "É um mercado emergente. É o que gostaríamos de chamar a tática da cadeia de suprimentos."
"Durante os últimos 18 meses, temos verificado que as empresas voltaram a redescobrir a importância das tecnologias de supply chain na busca por oferecer maior satisfação aos clientes e fornecedores, através de uma melhor visibilidade e planejamento", completou Eschinger.