Publicidade
Início Notícias RIM aposta no BB10 e muda nome da companhia para reforçar a...

RIM aposta no BB10 e muda nome da companhia para reforçar a marca

0
Publicidade

A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta quarta-feira, 30, o lançamento do tão aguardado BlackBerry 10, sistema operacional no qual a fabricante canadense deposita todas as esperanças para tentar impulsionar os negócios. A RIM, que já liderou o mercado corporativo de smartphones, graças principalmente ao seu serviço de e-mails, espera se reerguer com o BlackBerry 10, apresentando ao mercado equipando dois modelos de aparelhos, o Z10, que perdeu o teclado tradicional e adotou o touchscreen, e o Q10, que traz em único dispositivo teclado qwerty e tela sensível ao toque.

No ano passado, a RIM enfrentou fortes turbulências, perdendo participação de mercado e sendo obrigada a efetuar mudanças em sua gestão, juntamente com corte de funcionários. Uma pesquisa da IDC revelou que em 2012 a companhia ocupou a quinta posição nas vendas de smartphones, responsável pela remessa de 32,5 milhões de unidades, queda de 36,4% em relação a 2011, e obtendo apenas 4,6% de market share. Para piorar, no quarto trimestre, a companhia não aparece entre as Top 5 do mercado, tendo a sua posição tomada pela ZTE.

Apostando todas as suas fichas no novo lançamento, o CEO da RIM, Thorsten Heins, destacou durante o evento de lançamento que a companhia acompanhou a mudança no mercado, saindo da indústria de banda estreita para a de banda larga, do analógico para o digital, e agora quer levar as conexões móveis à computação móvel. “Há dois anos, tivemos que tomar uma decisão de muito peso: adotar o sistema operacional desenvolvido por um terceiro ou reconstruir o nosso a partir do zero. Tomamos a difícil decisão”, declarou Heins, enfatizando ser este o momento mais desafiador de sua carreira.

A companhia também anunciou mudança de nome. A partir de agora a RIM passa a se chamar BlackBerry. “Reinventamos essa companhia e queremos que isso seja refletido em nossa marca”, destacou Heins, que na semana passada revelou em entrevista ao jornal alemão Die Welt, que a revisão estratégica da companhia ainda está em execução e que sua prioridade é lançar o BlackBerry 10 com sucesso no mercado e cumprir as promessas antes de pensar em licenciar o software ou vender sua unidade de hardware, respondendo a rumores do mercado.

BB10

O BlackBerry 10 foi lançado simultaneamente em Toronto, Nova York, Londres, Paris, Dubai, Joanesburgo, Jacarta e Delhi. Os novos dispositivos contam com mais de 70 mil aplicativos, incluindo o Skype. No Canadá, o Z10, que foi comparado com o iPhone 5 da Apple, sendo apenas um pouco maior, estará disponível ao preço sugerido de US$ 599. A maioria dos mercados, incluindo os EUA, receberá o aparelho em março. Não foi citada a previsão de lançamento no Brasil.

A partir do lançamento, a IDC estima que o BlackBerry continuará a ser um importante player no segmento empresarial, mas pequeno no mercado global de smartphones, com market share de cerca de 5%. Isso pode mudar se a empresa expandir rapidamente seu portfólio para preços significativamente mais baixos. Ainda assim, a companhia enfrenta desafios após tanto tempo sem lançar um produto novo, em convencer o seu consumidor a trocar o antigo aparelho por um completamente diferente.

O mercado, por sua vez, não foi tão otimista com o lançamento. Por volta das 14:50 (horário de Brasília), os papéis da RIM estavam em queda de 6,21%, cotados a US$ 14,68 cada. Com informações de agências internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile