RIM aposta no BB10 e muda nome da companhia para reforçar a marca

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A Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta quarta-feira, 30, o lançamento do tão aguardado BlackBerry 10, sistema operacional no qual a fabricante canadense deposita todas as esperanças para tentar impulsionar os negócios. A RIM, que já liderou o mercado corporativo de smartphones, graças principalmente ao seu serviço de e-mails, espera se reerguer com o BlackBerry 10, apresentando ao mercado equipando dois modelos de aparelhos, o Z10, que perdeu o teclado tradicional e adotou o touchscreen, e o Q10, que traz em único dispositivo teclado qwerty e tela sensível ao toque.

No ano passado, a RIM enfrentou fortes turbulências, perdendo participação de mercado e sendo obrigada a efetuar mudanças em sua gestão, juntamente com corte de funcionários. Uma pesquisa da IDC revelou que em 2012 a companhia ocupou a quinta posição nas vendas de smartphones, responsável pela remessa de 32,5 milhões de unidades, queda de 36,4% em relação a 2011, e obtendo apenas 4,6% de market share. Para piorar, no quarto trimestre, a companhia não aparece entre as Top 5 do mercado, tendo a sua posição tomada pela ZTE.

Apostando todas as suas fichas no novo lançamento, o CEO da RIM, Thorsten Heins, destacou durante o evento de lançamento que a companhia acompanhou a mudança no mercado, saindo da indústria de banda estreita para a de banda larga, do analógico para o digital, e agora quer levar as conexões móveis à computação móvel. “Há dois anos, tivemos que tomar uma decisão de muito peso: adotar o sistema operacional desenvolvido por um terceiro ou reconstruir o nosso a partir do zero. Tomamos a difícil decisão”, declarou Heins, enfatizando ser este o momento mais desafiador de sua carreira.

A companhia também anunciou mudança de nome. A partir de agora a RIM passa a se chamar BlackBerry. “Reinventamos essa companhia e queremos que isso seja refletido em nossa marca”, destacou Heins, que na semana passada revelou em entrevista ao jornal alemão Die Welt, que a revisão estratégica da companhia ainda está em execução e que sua prioridade é lançar o BlackBerry 10 com sucesso no mercado e cumprir as promessas antes de pensar em licenciar o software ou vender sua unidade de hardware, respondendo a rumores do mercado.

BB10

O BlackBerry 10 foi lançado simultaneamente em Toronto, Nova York, Londres, Paris, Dubai, Joanesburgo, Jacarta e Delhi. Os novos dispositivos contam com mais de 70 mil aplicativos, incluindo o Skype. No Canadá, o Z10, que foi comparado com o iPhone 5 da Apple, sendo apenas um pouco maior, estará disponível ao preço sugerido de US$ 599. A maioria dos mercados, incluindo os EUA, receberá o aparelho em março. Não foi citada a previsão de lançamento no Brasil.

A partir do lançamento, a IDC estima que o BlackBerry continuará a ser um importante player no segmento empresarial, mas pequeno no mercado global de smartphones, com market share de cerca de 5%. Isso pode mudar se a empresa expandir rapidamente seu portfólio para preços significativamente mais baixos. Ainda assim, a companhia enfrenta desafios após tanto tempo sem lançar um produto novo, em convencer o seu consumidor a trocar o antigo aparelho por um completamente diferente.

O mercado, por sua vez, não foi tão otimista com o lançamento. Por volta das 14:50 (horário de Brasília), os papéis da RIM estavam em queda de 6,21%, cotados a US$ 14,68 cada. Com informações de agências internacionais.

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