Publicidade
Início ESG MDR firma cooperação com Microsoft para desenvolver plataforma de mudanças climáticas

MDR firma cooperação com Microsoft para desenvolver plataforma de mudanças climáticas

0
Acordo de cooperação técnica assinado nesta quinta-feira prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima (Foto: MDR)
Publicidade

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinou, nesta quinta-feira (30), um acordo de cooperação técnica com a Microsoft para o desenvolvimento de uma plataforma virtual para a agenda de adaptação à mudança do clima. A ferramenta será composta por um mapa interativo e um PowerBI.

“A plataforma será importante para oferecer a possibilidade de planejarmos e desenvolvermos ações pautadas em informações que consideram o contexto atual de mudanças do clima, especialmente com a indicação das áreas de maior vulnerabilidade, contribuindo para a gestão e redução do risco climático no País, de forma a aproveitar as oportunidades emergentes e evitar perdas e danos. Também vai auxiliar a cumprirmos nossas diretrizes dentro do Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima”, destaca o secretário de Fomento e Parcerias com o Setor Privado do MDR, Fernando Diniz

O MDR irá fornecer à Microsoft as informações e indicadores necessários para subsidiar a construção da plataforma, que será aberta ao público. Todos os dados a serem utilizados, como de sensibilidade ambiental, ocorrência de eventos climáticos intensos e de capacidade de resposta de desastres, são de domínio público.

Um plano de trabalho para a implementação do mapa interativo e do PowerBI será elaborado em até 60 dias a partir da publicação do acordo de cooperação técnica no Diário Oficial da União (DOU), que está prevista para esta sexta-feira (1).

“Na Microsoft acreditamos que a tecnologia é uma ferramenta fundamental para endereçar temas que são relevantes para a sociedade e o planeta. Este acordo de cooperação com o MDR é um ótimo exemplo de como podemos utilizar a inteligência de dados e a tecnologia para apoiar na tomada de decisões e colaborar para a redução de riscos climáticos no Brasil”, afirma o diretor de tecnologia da Microsoft Brasil, Ronan Damasco.

O Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA) foi instituído em 2016 com o objetivo de promover a redução da vulnerabilidade nacional às alterações climáticas e realizar uma gestão do risco associada a esses fenômenos. O documento foi construído pelo Governo Federal, em colaboração com a sociedade civil, setor privado e governos estaduais.

O MDR é responsável por cinco eixos integrantes do Plano: cidades – iluminação pública, cidades inteligentes, habitação e desenvolvimento regional; gestão de riscos e desastres naturais e prevenção; infraestrutura – mobilidade urbana; recursos hídricos – segurança hídrica e combate à desertificação; e agricultura – irrigação e Rotas de Integração Nacional.

A ferramenta também vai contribuir para o cumprimento do papel do MDR na implementação da Política Nacional de Mudança do Clima.

ESG FORUM 

A TI INSIDE promove dias 10 e 11 de agosto, no período da manhã, no formato virtual, a 2a edição do ESG FORUM, onde serão debatidos todos os temas relativos à agenda ESG. Anote no seu calendário. As inscrições são gratuitas. Mais informações em https://esgforum.com.br/

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile