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Convênio destinará R$ 3,6 milhões em pesquisa de aplicações web 2.0

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A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e as empresas Ci&T Software e DigitalAssets assinam nesta sexta-feira (15/2) um acordo de cooperação para apoiar pesquisas científicas e tecnológicas na áreas de engenharia de aplicações web 2.0, engenharia de software, administração de empresas e psicologia ? estas duas últimas voltadas a estratégias de gestão de empresas e pessoas. O evento marca também a abertura da chamada para apresentação de propostas de pesquisa pela comunidade científica paulista.

Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fapesp, tecnologia da informação é uma área que requer intensa atividade de P&D e um setor que abre amplas oportunidades para o desenvolvimento do estado de São Paulo. ?O convênio contribuirá para o avanço de pesquisa essencial para o crescimento das empresas, trazendo a contribuição de pesquisadores e estudantes de universidades e institutos de pesquisa no estado.?

De acordo com o diretor de tecnologia corporativa da Ci&T, Flávio Pimentel, o convênio ?vem reforçar nossa proposta de discutir a tecnologia de uma forma transversal, mostrando os pontos de contato que acabam gerando inovação?.

O aporte total de R$ 3,6 milhões para o financiamento de projetos ? 50% investidos pela Fapesp e 50% divididos entre as duas empresas ? serão desembolsados ao longo dos cinco anos de vigência do acordo. Para a avaliação das propostas será formado um Comitê Gestor de Cooperação constituído por representantes das três instituições. Os projetos serão desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino superior e pesquisa no estado de São Paulo em cooperação com pesquisadores das empresas parceiras, nos termos do Programa de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (Pite), da Fapesp.

Entre os temas de interesse do convênio, na área de TI, estão pesquisas que tratam das tecnologias, padrões e frameworks emergentes em web 2.0; processos, métodos e diretrizes de adoção da arquitetura orientada a serviços (SOA) no mundo corporativo e acadêmico; reuso de software e gestão de grandes volumes de conteúdo em aplicações na web 2.0, entre outros. Já na área de psicologia e administração os temas incluem as mudanças de comportamento humano em corporações escaláveis e a competitividade suportada por gestão diferenciada de relacionamentos corporativos.

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