Comissão do Senado aprova Ronaldo Sardenberg para Anatel

0

A Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado Federal aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira (1/3), o nome do embaixador Ronaldo Sardenberg, ex-ministro da Ciência e Tecnologia no governo Fernando Henrique Cardoso, para exercer o cargo de membro do conselho diretor da Anatel. A indicação, feita pelo presidente Lula, segue agora para análise do plenário da Casa.

A oposição, que compareceu em peso à reunião, enalteceu a decisão do presidente Lula de indicar Sardenberg. O embaixador disse que ficou surpreendido ao ser convidado pelo presidente Lula para o cargo. ?Entendo que a minha nomeação faz parte de uma política destinada a fortalecer a agência?, previu ele, ao pregar a independência da Anatel, inclusive financeira, "desde que ela não seja arrogante e esteja sempre em sintonia com o governo, ao qual deve sempre consultar". Sardenberg revelou ainda que tentará encontrar uma saída tecnológica para bloquear celulares nos presídios.

Na exposição que fez à CI, o embaixador foi claro ao dizer que é preciso aperfeiçoar o marco regulatório existente no país, com o objetivo principal de dar segurança jurídica aos investidores. Somente dessa maneira, observou Sardenberg, o país poderá atrair recursos privados, com destaque para os externos. O embaixador disse que lutará ainda pela universalização das telecomunicações, principalmente nas regiões menos desenvolvidas, e pela melhora da qualidade nos serviços oferecidos.

Se aprovado pelo plenário do Senado, Sardenberg terá um mandato de cinco anos e assumirá a vaga deixada pelo ex-presidente da agência Elifas Gurgel do Amaral. O embaixador disse ter consciência da complexidade das tarefas que o esperam na Anatel, caso seu nome seja aprovado. "Chego com forte disposição de ouvir, aprender e dialogar", afirmou. Segundo ele, a Anatel precisa, a cada momento, capacitar-se para cumprir o seu mandato legal. Especula-se em Brasília que a idéia de Lula e transformar Sardenberg em presidente da Anatel.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.