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Na publicidade, internet disputa vice-liderança em alcance com rádio

Postado em: 01/03/2007, às 15:36 por Redação

Os profissionais de mídia estão de olho no avanços das plataformas de interatividade. Isto foi o que os profissionais do setor demonstraram durante a 1ª Conferência Web 2.0, realizada dias 28 de fevereiro e 1º de março, em São Paulo. Tanto que o Grupo de Mídia vai oferecer ao seus associados um curso avançado nesta área, segundo afirmou o presidente, o publicitário Ângelo Franzão Neto, que é também VP de mídia da agência McCann-Erickson do Brasil.

Franzão lembrou que a Internet já disputa com o rádio a segunda colocação como veículo de mídia no país, dada a sua abrangência, ainda mais potencializada com o crescimento da banda larga no País. ?A banda larga, com quase 6 milhões de usuáios, já é maior que os jornais diários no Brasil?, disse.

De acordo com ele, estes números são importantes para quem atua neste mercado, dadas as oportunidades que são geradas. ?Mas a Internet não vai matar nenhum outro meio de comunicação. O mercado desenvolve-se e acomoda todos?, afirmou. Neste cenário, continua Franzão, as grande mídias continuam fortes. ?E as grandes marcas continuam a depender das grandes mídias?.

?A Internet já é a segunda maior forma de venda da General Motors?, disse a este noticiário Ângelo Franzão Neto sobre um dos clientes da McCann. No portal da montadora o internauta pode encomendar determinado modelo de carro segundo a versão e acessórios disponíveis que se deseje. Ele diz que este canal de vendas já é tão importante que necessariamente tem de estar integrado em qualquer processo de comunicação e marketing da marca.

Estratégias

Elisa Calvo, responsável por esta área no Grupo de Mídia, e também diretora de estratégia online da agência Age, falou da importância de as grandes marcas estarem atentas ao movimento, principalmente entre as que querem atingir o público jovem ? e ela apresentou cases de blogs e fotologs. Também, destacou a importância dos links patrocinados: ?Ter um link patrocinado é a base para qualquer estratégia de mídia. Todo consumidor vai primeiro no Google?, disse.

Para João Binda, gerente e mídia interativa da agência Leo Burnett, o que menos importa é o nome que se dê ao fenômeno: ?Web 2.0, 3.0 ou 4.0, o mais importante é o resultado frente ao usuário?. Para ele, a Internet ainda caminha junto e depende muito dos demais meios de comunicação. Igor M. Puga, gerente de mídia interativa da Lew,Lara, detalhou um case de um grande portal de serviços de guia para usuários de lazer e entretenimento.

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