Pequenas empresas: como obter resultados com serviços de TI

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Nos últimos anos, muito seminários e publicações estão explorando o tema de cloud computing (computação em nuvem), no Brasil e no mundo. O tema de processamento em nuvem tem sido amplamente abordado, contando com investimentos expressivos de grandes empresas para desenvolver esta oferta. Nesse cenário, tudo parece muito distante da realidade das médias e, principalmente, das pequenas empresas.
As grandes empresas, embora muito engajadas na redução de custos e alinhamento as necessidades de negócios, possuem equipes de TI altamente competentes e de custos expressivos. Estas mesmas empresas estão sempre acompanhando muito de perto as ações do mercado e, quando necessitam realizar algum investimento com intuito de desenvolver negócios ou usufruir dos benefícios oriundos de uma otimização tecnológica, o fazem.
Mas e as empresas de pequeno porte? Para elas investir em TI é uma realidade inalcançável? Vale lembrar que o objetivo de otimizar e racionalizar custo de operação tornando os seus negócios mais competitivos e atraentes para o mercado é uma necessidade de todos os empresários. Levando em conta que no Brasil, e também no mundo, existe um contingente imenso de pequenas e médias empresas que movimentam a economia, entendo que este ainda é um segmento que precisa se profissionalizar no uso da tecnologia e usufruir dos seus benefícios a custos competitivos.
Diante do cenário descrito, isto é uma realidade ainda pouco explorada, ou seja, a contratação de serviços de TI de alta qualidade técnica a custos competitivos. Como isso é possível? Principalmente quando focamos os aspectos oriundos de infraestrutura de TI os mesmos são complexos e caros. Investimentos em data center, servidores, storage, links, firewall, IDS/IPS, switches e gestão são significativos e muitas vezes complexos para mostrar o retorno para a empresa. Complementarmente, profissionais para operar, implantar e gerir este universo também demandam um investimento e custo consideráveis.
Para resolver este assunto é possível contratar grandes empresas mundiais ou empresas brasileiras que estão realizando de forma muito profissional a custos competitivos o processo de gestão de TI. Dessa forma, as pequenas empresas podem contratar um serviço que englobe todas as suas necessidades pagando única e exclusivamente aquilo que consumem. Podemos, assim, fazer uma analogia com outros serviços que utilizamos em nosso dia a dia, ou seja, ligamos o relógio do consumo e pagamos pelo que utilizamos.
Algumas das principais vantagens para estas ações são: não efetuar investimentos iniciais e descapitalizar a empresa no momento inicial, manter o estado da arte no processo tecnológico sem os custos envolvidos para a sua gestão, possuir um estágio tecnológico para conduzir os seus negócios com as mesmas características das grandes empresas e utilizar tecnologia para viabilizar o desenvolvimento sustentável do foco de negócios da sua companhia. Isto é uma realidade e pode ser imediatamente aplicada, inclusive nas empresas de pequeno e médio porte.
Este artigo abordou as pequenas e médias empresas, porque as grandes já utilizam este processo sempre que o mesmo se demonstra efetivo para o seu negócio. Fica então esta leitura como uma reflexão para utilizarmos tecnologia como um serviço com a certeza que esta abordagem já é uma realidade possível, independente do porte da empresa.
*Marcelo Prauchner Duarte é especialista em tecnologia e atualmente atua como gerente de Telecom e Segurança do Carrefour.

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