ONU anuncia criação de fundação para projetos digitais

0

A Organização das Nacões Unidas (ONU) lançou na quinta-feira, 31 de maio, a Foundation for Digital United Nation, fundação voltada para o fomento de projetos digitais que vão ao encontro dos interesses do órgão. Em um vídeo divulgado em seu site, o secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, defendeu o poder das das tecnologias da informação e comunicações (TICs) como um "viabilizador estratégico para transformar a ONU em uma organização global eficaz, eficiente e transparente".

As primeiras propostas de projetos consideradas pelo quadro de diretores da fundação serão nas áreas de gestão de crise da informação, que terá orçamento de US$ 5,5 milhões, e a modernização de artifícios de conferências (eDiplomacy), que contará com a mesmam quantia. Todas as informações serão divulgadas no site www.digitalun.org. Dentre as metas defendidas pelo órgão, estão o desenvolvimento pacífico e seguro de questões sociais, humanitárias, direitos humanos e legislação internacional. "A Fundação irá promover a tecnologia para alcançar comunicação, conhecimento, e melhorar a tomada de decisões em escala global, maior do que é realizada hoje", diz o site.

Os projetos contemplados pela fundação serão divididos em 80% para iniciativas de longo prazo ou com impacto significativo (que não foram detalhados) e 20% para projetos independentes, focados em inovação e respostas ágeis aos problemas apontados pela ONU. O Escritório de Tecnologia da Informação e Comunicação da ONU (OICT) irá auxiliar a escolha dos eleitos.

União Europeia

Durante a Human Rights Conference, evento realizado esta semana no Rio de Janeiro, a diretora executiva da organização não-governamental Conectas, Juana Kweitel, chamou atenção para o modelo regulador de direitos humanos proposto pela ONU para empresas de tecnologia. O documento foi adotado por algumas companhias no ano passado e "muitas alcançaram bons resultados, mas não foram todas". Segundo ela, atendendo a uma demanda da União Europeia, um grupo de trabalho especial retomou o estudo desse conjunto de normas para uma nova revisão da sociedade civil antes de passar novamente por especialistas e representantes.

"O documento está aberto por 30 dias para comentários. Estamos endereçando a regulamentação do setor neste momento e eles estão abertos a discussões, com grandes temas em torno de liberdade de expressão, privacidade, além de outros mais abrangentes, como trabalho, tratados armamentistas e dispositivos eletrônicos", pontuou Juana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.