Equipes de trabalho precisam sair da infância

0

Wilson Mileris, consultor especializado em motivação profissional, defende que os imaturos insistem, mesmo ao atingir a idade adulta, em pensar e se comportar como crianças. Um comportamento que, segundo Mileri, está presente em todos os ambientes corporativos.

Para inverter esta condição, o consultor defende que as grandes lideranças, em algum elo da corrente de comando, precisam desenvolver características de amortecedor. Os sentimentos são contagiosos e a equipe é influenciada pela emoção de seu líder e de seus membros (positiva ou negativamente).

Portanto, é fundamental disseminar junto às pessoas que a imaturidade é uma geradora de fracassos e que mais "gerentes-amortecedores" devem fazer parte de uma empresa. Segundo o consultor, ste tipo de gestor pode ser encontrado entre os maduros emocionalmente que entendem a inteligência emocional coletiva é o que separa as equipes de alto desempenho das medíocres.

Segundo alguns estudos, a imaturidade afeta o ajustamento do indivíduo a seu meio. Principalmente porque ele nunca está disposto a sacrificar seus interesses em benefício dos outros e, tampouco, consegue realizações à longo prazo. Por isso, o grupo acaba rejeitando-o.

Para ilustrar melhor as situações em que a imaturidade atrapalha, o especialista cita um exemplo: "o filho adolescente do diretor comercial bate com o seu carro esporte favorito. Este vem para o trabalho com "aquele" mau humor. A primeira coisa que vê sobre a mesa é o relatório de vendas do dia precedente, que não é muito mau. Ele chama o gerente de Marketing e estraçalha-o. Este último passa tudo ao responsável pelas vendas que, naturalmente, desconta no pessoal do setor. O relatório não era assim tão ruim; por isso, os vendedores se entreolham com perplexidade e, falando figuradamente, tiram o dia de folga e vão cuidar da vida. Resultado: um relatório de vendas realmente terrível, no dia seguinte, repetindo-se a conduta do dia anterior. Mas, desta vez elevada à décima potência. Fica evidente que a personalidade imatura é egocêntrica, impulsiva, exibicionista, não tolera tensões e derrotas, exige satisfação imediata e só prejudica as outras pessoas", explica.

Entretanto um cuidado é fundamental. Não confundir "imaturo" com "neurótico", porque a neurose é um distúrbio que afeta a estrutura do caráter das pessoas. Quando tal perturbação se manifesta, a vida emocional do indivíduo fica dominada por sentimentos intensos e mal dirigidos.

"A pessoa imatura não é necessariamente neurótica, e vice-versa. A diferença fundamental é que o neurótico tende a sofrer de ansiedade e depressão devido a seus conflitos íntimos, ao passo que o imaturo está livre dessa ansiedade interior e sente-se bastante feliz até o momento em que suas necessidades e desejos entram em conflito com os sentimentos das outras pessoas", completa Mileris.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.