Outsourcing de TI como estratégia de negócios

0

A Tecnologia de Informação tem sido usada apenas como suporte para que as empresas tenham informações sobre os negócios ou como estratégia, gerando um diferencial para o mercado?

Para as grandes companhias de várias partes do mundo, a resposta é cada vez mais clara. O uso da tecnologia ultrapassou os aspectos estrutural, técnico e organizacional para atuar de forma mais ampla, como um fator estratégico para os negócios.

Um fato que pode confirmar essa tendência foi o resultado de uma pesquisa com CIOs realizada pelo Gartner nos Estados Unidos e na Europa. O objetivo era investigar as possíveis mudanças que a TI teria até 2012 e, para tanto, foram levantadas as opiniões de líderes seniores de TI de companhias com 500 a 10 mil funcionários em média.

O resultado concluiu que há uma tendência definitiva que troca o papel tático e organizacional da TI por um papel estratégico para a gestão do processo de negócios. Outra importante conclusão é que as empresas com maior componente de inovação apresentam uma tendência notável de adotar áreas de TI com foco em ativos de informações e processos, em relação àquelas que usam a TI com finalidade maior de obter mais eficiência técnica.

Um outro estudo do mesmo instituto revela que no restante deste ano e nos próximos, os gastos das empresas com TI vão crescer mais rápido do que o próprio crescimento econômico mundial. As empresas estão preferindo, em vez da compra de ativos de hardware e software, comprar recursos de TI como serviços.

No Brasil, essa tendência parece acompanhar o ritmo mundial. Segundo o IDC, dos US$ 491 milhões que os serviços de TI movimentaram no mundo em 2007, num ritmo de crescimento de 5%, o Brasil deteve a fatia de 1,7%. No ranking global de serviços de TI, de acordo com a IDC, o mercado nacional está em 10º. lugar, adiante dos outros países do BRIC nos investimentos com serviços de TI.

Com tantos novos recursos surgindo todos os dias, especialmente as pequenas e médias empresas precisam garantir que a tecnologia que vão adquirir é eficaz para suas necessidades e, mais ainda, pode ser utilizada como vantagem competitiva. Mas isso requer especialização.
O mercado já percebeu que contratar prestadores de serviços para fornecer esses recursos vale a pena. Nenhum empresário pode colocar em risco o sucesso de seus esforços de crescimento, deixando o assunto TI relegado a segundo plano. Ou vai ver seu parque tecnológico envelhecer, sua segurança de informações ficar vulnerável e às vezes até encontrar problemas para extrair as informações necessárias para suas operações. Simplesmente porque nem tudo pode ser resolvido internamente.

Ao contratar um serviço qualificado de TI, a empresa tira dos ombros a preocupação com uma área que não é seu produto final. Passa a outras mãos itens como desenvolvimento e gerenciamento de aplicações de sistemas; Manutenção, Revisão e Mapeamento de Processos; Gerenciamento de Projetos; Suporte à infra-estrutura de computadores; serviços profissionais e de consultoria; Gerenciamento de rede e segurança; Data Center e links de acesso, dentre outras.

A terceirização de TI está mudando para um perfil mais amplo e deve ser focada como meio de impulsionar os negócios. Além do mais, terceirizar permite ao empresário ganhar mais tempo para estar focado no seu negócio, ter custos mais baixos e planejados e ainda ter a vantagem da flexibilidade. Abrir a mente para essa realidade coloca qualquer empresa à frente na disputa diária do mercado.

Edmilson Rosa é consultor e diretor da P2HE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.