Ativas desenvolve expertise para gerenciar área de saúde

0

O setor de saúde movimenta R$ 72 bilhões no Brasil, segundo o International Data Corporation (IDC). Dessa fatia, 3,2% é hoje investida em Tecnologia da Informação (TI), o que corresponde a R$ 2 bilhões —10% do mercado total de TI. A expectativa é de que o número acompanhe o desenvolvimento do segmento, que cresce 14% ao ano e engloba 221 mil estabelecimentos, 70% deles prestadores privados. O estudo também aponta a provável expansão das operadoras de saúde, principalmente entre as classes C e D, já que apenas 25% da população possui planos privados.

O cenário exige que as empresas de saúde invistam em uma infraestrutura tecnológica robusta, capaz de garantir a gestão eficiente e segura dos dados e processos, de aprimorar o atendimento e a relação com o cliente, de controlar custos e de apoiar a sustentabilidade do negócio — soluções que a Ativas, empresa do Grupo Asamar e Cemig Telecom, disponibiliza para instituições do setor como a Unimed-BH, Unimed Betim, Unimed-Rio, Hospital Biocor, Uniodonto Curitiba, Copass Saúde, entre outras.

A provedora desenvolveu expertise nas áreas de hospedagem, administração e gerenciamento de sistemas de gestão, que podem contribuir para que as instituições de saúde alinhem de maneira mais eficaz suas estratégias e operações e tenham mais visibilidade sobre os processos organizacionais. Por meio desse serviço, é possível alcançar maior produtividade e otimizar a gestão financeira, utilizando recursos analíticos de negócios, bem como acessar as informações certas, em tempo real, e detectar os possíveis problemas com antecedência.

Outro foco da Ativas é fornecer tecnologia para subsidiar a implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), modelo nacional de prontuário médico digital que armazena os atendimentos, internações, imagens diagnósticas, tratamentos anteriores e permite, assim, o acompanhamento do caso e a visão detalhada da evolução do paciente. O PEP permite também que as instituições reduzam custos, padronizem rotinas de trabalho e níveis de atendimento, rastreiem a produtividade operacional e criem barreiras de segurança associadas ao cuidado do paciente A Unimed-BH, uma das maiores cooperativas do país na área médica, já usa o serviço, aliado ao Picture Archiving and Communication System (PACS), que armazena e integra imagens de exames ao PEP.

A empresa também está preparada para oferecer soluções que viabilizem, por exemplo, a utilização da tecnologia RFID, que rastreia a movimentação e localiza materiais, equipamentos, medicamentos e pacientes na instituição, além de permitir a realização de um inventário em tempo real dos insumos mais críticos; e a telemedicina — tendência na área médica—, ou seja, a discussão, acompanhamento, pesquisa ou avaliação de um caso ou intervenção clínica por grupos médicos fisicamente distantes.

Fidelização de pacientes

A busca por mecanismos de fidelização do paciente é um dos principais desafios da área de saúde. Esse era também um dos objetivos da Unimed-BH, quando fechou parceria com a Ativas há um ano. Para tanto, a empresa desenvolveu um trabalho específico na Central de Serviços da cooperativa. Estruturada conforme os princípios de ITIL (melhores práticas recomendadas para a prestação de serviços de TI), a central passou a fornecer atendimento 24 horas. Mais de 60 procedimentos foram padronizados a partir do conceito de Gestão do Conhecimento, criando um processo rápido e eficiente para solucionar demandas mais recorrentes. “Na prática, a resolução de problemas para o usuário ficou mais ágil: uma vez mapeadas, as ocorrências já têm respostas imediatas. Isso hoje ocorre com 30% das demandas”, destaca o analista de transição da Ativas, Hélcio Vieira. As medidas levaram o índice de abandono de ligações cair de 36% para 0,4% em um ano.

Por meio da adoção de soluções de TI, os sistemas ganharam em disponibilidade, segurança, escalabilidade, agilidade e inovação. A cooperativa passou a contar com a mais moderna infraestrutura de tecnologia, bem como profissionais altamente especializados. “Como o objetivo da terceirização era focar em nosso core business, a parceria com a Ativas foi acertada”, ressalta o diretor-presidente da Unimed-BH, Helton Freitas.

Confidencialidade e segurança

Um quesito fundamental e uma obrigação legal de hospitais, clínicas e operadoras de saúde é garantir a confidencialidade das informações e documentos dos pacientes. Para atender essa necessidade, bem como permitir a continuidade dos serviços, a provedora trabalha com sistemas de backup, contingência, disaster-discovery e virtualização de servidores, storages e desktops. Os recursos, implantados em julho pelo Hospital Biocor, situado na região Metropolitana de Belo Horizonte, fortaleceram o controle da informação e tornaram o sistema da instituição mais robusto e protegido de riscos.

A Ativas controla e supervisiona os sistemas integrados, a infraestrutura de rede, os servidores de dados e aplicativos, os mecanismos de backup e os planos de contingência que compõem a política de segurança da informação do Biocor. O backup de dados do hospital fica hospedado no data center da empresa, certificado pelas organizações internacionais TÜV Rheinland e Tier III, que atesta uma disponibilidade de, no mínimo, 99,98%. Ele garante a segurança e a integridade das informações do cliente, tanto do ponto de vista físico, considerando a infraestrutura de servidores e demais hardwares, quanto do ponto de vista de acesso, considerando os sistemas de segurança de rede.

“A redundância de servidores e a capacidade de execução dos serviços que dependem de processamento computacional melhoraram ainda mais a disponibilidade, o acesso e a segurança da informação do hospital”, garante o diretor geral do Biocor Instituto, Mario Vrandecic.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.