Autoridades de Carimbo de Tempo devem ser definidas no dia 20

0

O presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Renato Martini, e o diretor de infra-estrutura, Maurício Coelho, se reuniram nesta sexta-feira (2/2) com os membros do Comitê Gestor da Internet (CGI.br) para avaliar a evolução da ICP-Brasil (Infra-estrutura de Chaves Públicas) nos últimos cinco anos e apresentar os modelos de carimbo de tempo que estão sendo propostos.

Ao final do encontro, os conselheiros definiram que técnicos do CGI, do ITI e do Observatório Nacional traçarão na próxima semana alternativas de parceria entre esses órgãos.

Segundo Coelho, a proposta é incrementar ainda mais a parceria existente, desde 1999, entre o CGI.br e o Observatório, só que agora com foco na melhoria e adequação de algumas rotinas da instituição de pesquisa, ensino e prestação de serviços tecnológicos, de forma que o fornecimento da hora oficial brasileira seja feita dentro dos padrões necessários para a ICP-Brasil. ?Essas adequação deverá inclusive baratear o processo?, afirmou Coelho.

O carimbo de tempo ou datação eletrônica vai registrar a hora em que determinado certificado concluiu uma operação eletrônica, já que, ao assinar um documento eletrônico, é preciso ter certeza da hora em que a transação foi feita. Atualmente, a data é dada pelo relógio do próprio computador do usuário que nem sempre é correta.

As resoluções para implementação de novas Autoridades de Carimbo de Tempo (ACT) deverão ser referendadas na próxima reunião do Comitê Gestor da ICP-Brasil, no dia 20 deste mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.