Ministério do Trabalho e Microsoft divulgam resultados de parceria

0

O Ministério do Trabalho e Emprego e a Microsoft Brasil divulgaram nesta sexta-feira (2/3) os resultados de parceira assinada em setembro de 2005 com o objetivo de estimular o programa Primeiro Emprego do governo federal. O evento aconteceu em São Paulo e contou com a presença do Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e do presidente da Microsoft Brasil, Michel Levy.

O objetivo da iniciativa é oferecer capacitação em tecnologia da informação para jovens entre 16 e 24 anos e acelerar a inclusão desses alunos no mercado de trabalho. Desde que teve início, há pouco mais de um ano, a parceria beneficiou 223.212 jovens em 16 estados brasileiros. O apoio da Microsoft ao Programa Primeiro Emprego do Ministério do Trabalho possibilitou a inclusão digital dos jovens ao oferecer metodologia de ensino e software para os treinamentos em tecnologia da informação por meio de investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões.

Para a empresa, o uso de novas tecnologias possibilita ampliar o acesso do jovem ao conhecimento, ajuda no futuro profissional e, conseqüentemente, permite o aumento da renda familiar e a melhora do nível social. "A missão da Microsoft é auxiliar pessoas e negócios para atingirem o seu potencial pleno. O programa Primeiro Emprego está alinhado com essa missão e com o nosso compromisso de colaborar com a inclusão digital e social no país. Estamos muito honrados em participar dessa importante iniciativa", afirmou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil. "Temos um compromisso de longo prazo com o Brasil e vamos continuar a apoiar o governo em projetos que beneficiem a população", concluiu.

O ponto de partida foi o treinamento e capacitação dos agentes da ONG Oxigênio, indicada pelo Ministério do Trabalho como coordenadora do programa Primeiro Emprego junto às entidades sociais. A Oxigênio, por sua vez, foi responsável por repassar o conhecimento de tecnologia da informação às 24 ONGs participantes do Consórcio Social da Juventude, do programa Primeiro Emprego. A partir daí, as 24 instituições multiplicaram essa ação com as organizações de suas regiões.

"Acreditamos que por meio da transferência de tecnologia, educação e capacitação profissional vamos contribuir diretamente para o crescimento sustentável do país e das pessoas que vivem nas comunidades mais carentes", afirmou o diretor de investimento social da Microsoft América Latina, Rodolfo Fucher.

O programa Primeiro Emprego foi criado pelo governo federal para combater a pobreza e a exclusão social, integrando políticas públicas de emprego e renda aos investimentos públicos e privados geradores de mais e melhores oportunidades econômicas para a juventude brasileira. Para isso, empresas privadas têm oferecido capacitação e criado novas oportunidades de trabalho para os jovens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.