xMax será primeira geração de 4G disponível comercialmente em 2008, diz estudo

0

A próxima geração de banda larga móvel, incluindo a evolução da 3G (LTE-long term evolution), xMax e WiMAX móvel, deve revolucionar o cenário das telecomunicações móveis na Europa. As grandes operadoras da região já estão fazendo estudos sobre o potencial dessas novas tecnologias como uma maneira de sustentar sua rentabilidade e aumentar a receita média por usuário (Arpu).

"A tendência é que a receita das empresas européias com tráfego de voz, sua principal fonte de renda, diminua devido a saturação do mercado e outros meios de comunicação como voz sobre IP (VoIP), além da redução das tarifas locais e de roaming, de acordo com as normas regulatórias de cada país", revela Luke Thomas, gerente de programas da Frost & Sullivan.

Com isso, as companhias estão procurando por diferentes tecnologias móveis de banda larga para ampliar a receita por usuário na aplicação de dados e, desta maneira, continuar com lucros no longo prazo. O padrão atual de WiMAX ainda não está otimizado para VoIP móvel em alta velocidade. "Além disso, essa tecnologia terá como alvo inicial desktops e notebooks, em detrimento dos smartphones", afirma Thomas.

A tecnologia xMax habilitará as operadoras a oferecer ligações locais e a longa distância sem limites, assim como mensagens de texto ilimitadas a preços mensais muito baixos. O xMax deve ser a primeira geração de 4G disponível comercialmente em 2008. Uma vez que o 3G LTE se torne um padrão estabelecido, sua performance será superior à do WiMAX móvel.

"A maioria das redes de celular na Europa precisará de uma atualização para suportar o 3G LTE. E as operadoras ainda estão em dúvida se devem desligar suas redes atuais para aderir a essa nova tecnologia", finaliza o analista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.