HP anuncia novas soluções para gestão de ambientes virtualizados

0

Que a virtualização veio para ficar, quase ninguém mais duvida. O que ainda inibe o seu avanço em larga escala nas corporações é a falta de confiança de grande parte delas em relação aos reais benefícios e quanto à flexibilidade de um ambiente virtualizado. De acordo com um estudo da HP, apenas 30% de seus clientes estão satisfeitos com a tecnologia de virtualização. A razão principal desse descontentamento é a falta de um gerenciamento isolado. "Quando se muda a máquina, tem de se mudar tudo", diz Silvio Maemura, diretor de software da HP Brasil, ao ponderar o motivo da queixa dos usuários.

A pesquisa aponta ainda que 86% das empresas que aderiram a esse conceito esperam virtualizar apenas 25% de seus ambientes tecnológicos até 2012. É com base nesse cenário, ou seja, de auxiliar às empresas no gerenciamento de ambientes virtualizados, que a HP anunciou o lançamento de duas soluções, a Business Service Management (BSM) e IT Service Management (ITSM), que vêm completar o framework HP Insight Dynamics –VSE, anunciado em maio passado e que reúne um conjunto de softwares para analisar e otimizar recursos físicos e virtuais da infra-estrutura de TI. "A estratégia é excluir a parte técnica e assim, aproveitar melhor o produto", afirma Maemura.

De acordo com o executivo, a solução contempla também o serviço de gerenciamento, que poderá ser adquirido ou não pelas empresas. "Isto dependerá da maturidade de cada negócio", diz Maemura, observando que enquanto muitos ainda pensam em implantar a virtualização outros já estão na fase de busca de controle e dinamismo. "O monitoramento garantirá a otimização da infra-estrutura e alocação de mais máquinas à virtualização, que ficará padronizada", afirma ele.

Apesar de atenderem a diversos segmentos da economia, o alvo principal das duas soluções, segundo o executivo, são os setores de telecomunicações e financeiro que, por serem os maiores usuários de tecnologias inovadoras, devem ser os mais interessados nesse tipo de oferta, já que necessitam de ambientes mais robustos e integrados. "As empresas que mais fazem aquisições também são potenciais usuárias da solução", diz Maemura.

O BSM e ITSM permitem a integração com ferramentas da IBM, Microsoft, Citrix e outras do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.