O mercado mundial de software para análise de dados (MDM, na sigla em inglês) deve movimentar US$ 1,9 bilhão neste ano, o que representará um crescimento de 21% em relação a 2011, de acordo com projeção do Gartner. Na avaliação da consultoria, nos próximos quatro anos as vendas desse tipo de software devem prosseguir em expansão e atingir US$ 3,2 bilhões em 2015.
A diretora de pesquisa do Gartner, Colleen Graham, diz que este será o maior crescimento anual desde 2008, quando a consultoria projetou que o mercado chegaria a US$ 2,8 bilhões em 2012. Segundo ela, as incertezas econômicas contrariaram a expectativa para o mercado de MDM, cuja alta deve, finalmente, acontecer. "Pressões para reduzir custos e eficiência no ecossistema de TI estão levando as empresas a investirem em MDM para gerir e manter dados em diversas fontes", explica Colleen.
De acordo com o Gartner, a demanda será puxada pela América do Norte e Europa, que, sozinhas, atingirão a casa do bilhão de dólares em 2013 e 2015, respectivamente. Em 2013, entretanto, será o ano da aceleração na região da Ásia-Pacífico, onde a receita de MDM pode crescer até 30% e atingir US$ 209 milhões, estima a consultoria.
Os maiores segmentos de MDM serão os de dados de consumo e dados de produto. Segundo a estimativa, cada um desses segmentos deve mais que dobrar nos próximos quatro anos. O de dados de consumo deve atingir receita de US$ 644 milhões neste ano, chegando a US$ 1 bilhão em 2015. Já o segmento de dados de produto, que auxilia empresas a armazenar grandes volumes de dados, deve registrar receita de US$ 688 milhões neste ano e ultrapassar US$ 1,1 bilhão daqui a quatro anos.