Mercado de software para análise de dados deve crescer 21% neste ano, diz Gartner

0

O mercado mundial de software para análise de dados (MDM, na sigla em inglês) deve movimentar US$ 1,9 bilhão neste ano, o que representará um crescimento de 21% em relação a 2011, de acordo com projeção do Gartner. Na avaliação da consultoria, nos próximos quatro anos as vendas desse tipo de software devem prosseguir em expansão e atingir US$ 3,2 bilhões em 2015.

A diretora de pesquisa do Gartner, Colleen Graham, diz que este será o maior crescimento anual desde 2008, quando a consultoria projetou que o mercado chegaria a US$ 2,8 bilhões em 2012. Segundo ela, as incertezas econômicas contrariaram a expectativa para o mercado de MDM, cuja alta deve, finalmente, acontecer. "Pressões para reduzir custos e eficiência no ecossistema de TI estão levando as empresas a investirem em MDM para gerir e manter dados em diversas fontes", explica Colleen.

De acordo com o Gartner, a demanda será puxada pela América do Norte e Europa, que, sozinhas, atingirão a casa do bilhão de dólares em 2013 e 2015, respectivamente. Em 2013, entretanto, será o ano da aceleração na região da Ásia-Pacífico, onde a receita de MDM pode crescer até 30% e atingir US$ 209 milhões, estima a consultoria.

Os maiores segmentos de MDM serão os de dados de consumo e dados de produto. Segundo a estimativa, cada um desses segmentos deve mais que dobrar nos próximos quatro anos. O de dados de consumo deve atingir receita de US$ 644 milhões neste ano, chegando a US$ 1 bilhão em 2015. Já o segmento de dados de produto, que auxilia empresas a armazenar grandes volumes de dados, deve registrar receita de US$ 688 milhões neste ano e ultrapassar US$ 1,1 bilhão daqui a quatro anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.