Empresa investe em mobilidade para tornar distribuição mais eficaz

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Para tornar mais ágil no controle de seus estoques e ganhar mais eficiência no prazo de entrega aos clientes, a Rodoviário Schio, empresa de transporte e logística, decidiu investir na comunicação móvel como ferramenta estratégica de gestão dos seus centros de distribuição (CDs).
Responsável pela manipulação de mais de 500 itens de alimentos refrigerados ou congelados de clientes como Sadia, Perdigão, Unilever, entre outros, a empresa mantém armazéns no Rio de Janeiro, Contagem, em Minas Gerais, Simões Filho, no interior da Bahia, e Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, ambas em Pernambuco, além de estar em fase de construção de um CD em São Paulo, que também será equipado com a tecnologia sem fio.
O projeto, que teve início em 2001, segue até hoje com atualização e expansão para novos armazéns, totalizando mais de R$ 2 milhões em investimentos. "No longo prazo, o investimento em comunicação móvel nos permitirá manter a competitividade. Por isso, será sempre mantido em projetos de atualização ou expansão da empresa", avalia Joeldo C. Dias, gerente de sistemas da Rodoviário Schio.
Para a execução dos projetos, a empresa vem contando com a Intermec, fabricante equipamentos de coleta de dados sem fio, e a integradora TWX, responsável pelos software de gestão da logística.
Segundo Marcio Santos Souza, gerente de contas da TWX, atualmente cerca de 95% das grandes empresas de transporte e logística já possuem soluções de comunicação móvel. "Agora, será a vez das pequenas e médias empresas do setor investir para garantir a sobrevivência e a expansão num mercado cada vez mais sofisticado e competitivo", avalia ele, ressaltando que com as facilidades proporcionadas pelo leasing (arrendamento mercantil) elas poderão ter acesso à tecnologia.
Atualmente, quase 120 coletores distribuídos entre cinco CDs da Schio garantem informações em tempo real aos clientes sobre o nível dos estoques, data e local de fabricação, prazo de validade, entre outros detalhes. De acordo com Dias, são informações fundamentais para a indústria alimentícia, sobretudo de itens perecíveis, especialidade de transporte e armazenagem da Schio.
"A comunicação móvel já vinha crescendo nos últimos anos no Brasil como investimento estratégico das companhias. Agora, mesmo diante da desaceleração da economia mundial, vemos a decisão de investir nessa tecnologia como fundamental para melhorar o desempenho da gestão e, da consequentemente, do negócio", diz Ana Luiza Oliveira, gerente de marketing da Intermec.

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