Mercado nacional de BI desacelera, mas perspectivas para o ano são boas

0

O mercado brasileiro de soluções de business intelligence (BI) não conseguiu reverter os inúmeros cancelamentos ou postergações de pedidos, em decorrência da crise financeira, e registrou uma forte desaceleração em 2009, segundo a IDC.
Até 2008, no período pré-crise, o segmento no país vinha registrando crescimento na casa de dois dígitos. Mas, segundo o analista do mercado de software da IDC Brasil, Samuel Carvalho, a retração verificada no decorrer do ano fez com que o crescimento declinasse, devendo ficar em 3%, de acordo com dados preliminares da consultoria.
O analista frisa que inicialmente a IDC projetava um desempenho no mesmo patamar de 2008 para o mercado de BI em 2009, levando em consideração os acontecimentos do primeiro semestre. Carvalho observa que no segundo semestre, porém, principalmente no quarto trimestre, a demanda por ferramentas analíticas de negócios voltou a ficar muito aquecida, o que possibilitou a revisão na estimativa.
Para 2010, ele avalia que a demanda por ferramentas de BI pelas empresas deve se manter em expansão e o mercado crescer entre 7% e 10%, ante expectativa inicial de alta de 5% a 7%. "Mas este avanço tende a ficar abaixo de 10%. A indústria brasileira de BI só deve retomar expansão na casa dos dois dígitos a partir de 2011, o que já representa um cenário positivo levando em conta que anteriormente acreditávamos que apenas em 2012 o mercado voltaria a registrar taxas de crescimento de dois dígitos", pondera Carvalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.