Nutron moderniza parque de TI para suportar expansão dos negócios

0

A Nutron Alimentos, fabricante de suplementos vitamínicos para nutrição animal, acaba de concluir o projeto de atualização do ambiente de TI, que incluiu a substituição dos seus servidores e a migração da plataforma de Windows NT para Windows 2003 e das estações de trabalho para Windows XP. A modernização do ambiente foi desenhada pela integradora 2S, em conjunto com a Nutron, e a implementação foi feita pela equipe interna de TI da companhia, sob supervisão da 2S.

Segundo Rodolfo Leoni, gerente de informática da Nutron, o projeto foi todo coordenado pela 2S, consultoria que promoveu a transferência de conhecimento e de tecnologia à equipe de informática da empresa. De acordo com ele, a atualização do parque, que consumiu investimentos da ordem de R$ 1 milhão, aconteceu devido à necessidade de expansão dos recursos tecnológicos pela própria ampliação dos negócios da companhia que vêm progredindo ano a ano, desde 1995.

A empresa possui três unidades responsáveis pela produção, sendo uma em Toledo (PR), outra em Chapecó (SC) e a recém-inaugurada em Itapira, no interior de São Paulo. "O mercado de alimentação animal está crescendo muito e a Nutron vem investindo muito em tecnologia e em pesquisa para suportar a significativa ampliação do segmento de ração", comenta Leoni.

Dentre os vários benefícios conquistados pela atualização do parque, segundo ele, destacam-se o ganho em estabilidade e desempenho da rede, maior nível de segurança, novas ferramentas e recursos para o usuário final, além de possibilidade de definições de política de acesso à rede corporativa e a centralização do sistema de gestão empresarial (ERP).

Já para Raphael Bozola, controller da Nutron, a maior vantagem da atualização do parque de TI foi a padronização do ambiente que simplificou o serviço de suporte técnico e manutenção possibilitando reduções dos custos de TI. "Antes tínhamos diferentes plataformas e sistemas diversos, o que dificultava a atualização dos softwares e a administração da rede", comenta.

A infra-estrutura de TI da Nutron é composta por cinco redes locais (sede administrativa de Campinas (SP), as três unidades de produção e um centro de distribuição em Fortaleza (CE) que se unem, via rede virtual privada (VPN), numa grande rede geográfica (WAN) que é ligada a holding da companhia em Roterdã, na Holanda.

Os planos tecnológicos futuros da companhia compreendem a disponibilização de recursos de mobilidade aos 70 profissionais do campo (agrônomos, veterinários, zootecnistas, etc.) e a implementação de soluções de telefonia via IP a fim de baratear os custos de comunicação.

Além das unidades administrativas e de produção, a Nutron conta com um laboratório e um avançado centro de pesquisa de alimentação animal. No laboratório são feitas mais de 30 mil análises por mês e é oferecido um serviço de resultados via internet. Esse é o primeiro laboratório do Brasil a divulgar de forma sigilosa e inviolável os resultados das análises com laudos, dados estatísticos e recomendações técnicas em até 48 horas após o recebimento das amostras.

O Centro de Pesquisas em Nutrição Animal desenvolve tecnologias de nutrição, através de núcleos de pesquisas e estudos em aves, bovinos, suínos, peixes, cães e gatos. É o primeiro centro de pesquisa internacional para climas tropicais da multinacional presente no Brasil. O grupo possui outros Centros de Pesquisa na Bélgica, Holanda, Polônia, Portugal e Estados Unidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.