Anatel é mal avaliada por ingerência política e perfil técnico

0

A terceira edição da pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham) sobre o desempenho de agências reguladoras mostra que para 45% dos entrevistados a Anatel tem sofrido interferências políticas "sempre". Outros 41% consideram que isso ocorre "geralmente". Mas o contrário, quando se trata do envolvimento político legítimo e desejado pelo mercado, o desempenho da agência reguladora deixa a desejar.

Para 84% dos pesquisados, a Anatel não tem uma atuação como deveria no Congresso Nacional, principalmente quando a questão é "sensibilizar os legisladores sobre a necessidade de diminuição da carga tributária sobre os serviços de telecomunicações".

A pesquisa revela também que o relacionamento interno entre as várias superintendências da agência é considerado "fraco ou inexistente". Para 60% dos consultados, raramente os órgãos internos da agência interagem entre si e são suficientemente articulados no cumprimento de suas funções. Como conseqüência disso, o relatório sugere que a Anatel mantenha um quadro de funcionários mais equilibrado, com melhor conhecimento técnico, jurídico e financeiro. A maior parte dos 1 211 funcionários da agência (dado de novembro de 2004) é formada por engenheiros.

O relatório, que será entregue ao Ministério das Comunicações e a deputados e senadores amanhã, sugere o aperfeiçoamento da comunicação interna e a composição de um quadro de executivos competentes, "que não sejam indicados por interesse político".

A pesquisa ouviu 66 representantes do mercado. Do total, 42% dos entrevistados são escritórios de advocacia e consultorias que trabalham em contato direto com a Anatel. O segundo grupo com maior participação foi o de fabricantes e fornecedores de equipamentos e tecnologia (15%), seguido pelas operadoras de telefonia fixa (8%) e móvel (8%). Neste ano, nenhuma instituição financeira respondeu ao questionário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.