Criar ambientes digitais colaborativos exige estratégia, diz consultor

0

Apesar do avanço contínuo do uso da web nas empresas brasileiras, a criação de ambientes digitais colaborativos internos que realmente agreguem valor para o negócio ainda é um grande desafio para maioria das corporações. E entre os problemas para que essa barreira possa ser superada estão a cultura da empresa, a existências de elos de confiança frágeis entre os funcionários ? ou entre estes e a empresa ? e a ausência ou dificuldade de acesso a cases robustos. Estes foram os principais aspectos apontados pelo consultor da Plena Consultores, Cacau Guarnieri, durante palestra nesta quinta-feira (4/10) na 1ª Conferência Web 2.0 Corporate, promovida pelas revistas TI INSIDE e TELETIME e organizada pela Converge Comunicações.

Na opinião do consultor, um grande número de empresas ainda tem uma concepção de web que se baseia na arquitetura da informação clássica, cujo foco é a hierarquização da informação, a usabilidade, a navegabilidade e a medição. Poucas companhias, segundo Guarnieri, entendem que a construção de ambientes digitais participativos vai muito além dessa estrutura tradicional.

O consultor salienta que para criar o que ele chama de uma estratégia vencedora de colaboração, que traga, de fato, ganhos para o negócio, as empresas precisam ter a visão voltada para a arquitetura da informação. Nesse conceito, os pontos para os quais a web deve convergir são a emergência da informação, a vivência, feedback e flexibilidade e análise estratégica. ?As plavras-chaves da web 2.0 são colaboração, inteligência coletiva, participação mashups, abertura e emergência?, diz Guarnieri.

Ele cita como os três grandes conceitos para a construção de uma ambiente digital baseado na arquitetura da informação: a virtualização, a simulação e a ?caixa de areia?. ?No primeiro caso, como o próprio nome diz, trata-se de virtualizar o mundo corporativo. Já o seguinte, envolve simular situações como, por exemplo, a criação de ambientes colaborativos complexos em rede. E, por último, é você usar essa rede como se fosse uma espécie de tanque de areia para o grande salto?, ilustra Guarnieri.

O consultor diz, ainda, que a criação de um ambiente colaborativo exige sejam fixados a estratégia, regras e papéis, a construção de comunidades pelo coletivo de pessoas, o reconhecimento, cenários e avatares. ?Em síntese, a arquitetura da participação enseja a construção coletiva digital, e esse é um grande desafio para as empresas?, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.