Notificações de incidentes na internet caem 11% no 3º trimestre

0

O Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) acaba de divulgar os dados consolidados do terceiro trimestre referentes às notificações recebidas de incidentes ocorridos na internet, envolvendo redes brasileiras. Os relatados foram feitos espontaneamente por administradores de rede e usuários.

De acordo com as notificações recebidas de julho a setembro, o número total de incidentes foi de 34.201, o que representa queda de 11% em relação ao segundo trimestre e redução de 43% em relação ao mesmo período de 2006. A principal razão dessa diminuição foi o recuo no número de notificações de incidentes relacionados a worms e varreduras. Em relação ao segundo trimestre, as notificações referentes a worms e varreduras diminuíram 18% e 40%, respectivamente. O comparativo com 2006 mostra que os registros de worms foram 61% menores e as de varreduras, 40%.

?A grande quantidade de ocorrências, aliada ao tempo cada vez menor que os administradores de redes têm para notificar esses incidentes ao CERT.br, são os responsáveis para que os números do trimestre sejam inferiores aos demais", explica Klaus Steding-Jessen, analista de segurança do CERT.br.

Ainda de acordo com as estatísticas do CERT.br, o número de notificações relacionadas a fraudes foi 21% maior em relação ao segundo trimestre e teve aumento de 30% se comparado ao mesmo período de 2006. Essa alteração, segundo o estudo se deve ao contínuo aumento nas notificações de fraudes relacionadas a casos de quebra de direitos autorais referentes à distribuição desse tipo de material por meio de redes ponto a ponto (P2P).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.