GSM atinge 1,8 bilhão de usuários no mundo, diz 3G Americas

0

A tecnologia GSM já é utilizada por 81% dos usuários de sistemas móveis digitais em vários países, conforme revela a última pesquisa encomendada pela 3G Américas, organização criada para promover e facilitar a implementação da tecnologia e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDPA. Atualmente, segundo o estudo, existem 1,8 bilhão de usuários GSM em 213 países, dos quais cerca de 400 milhões foram conquistados no último trimestre do ano passado, contra 291 mil novos assinantes da tecnologia CMDA no mesmo período.

De acordo com a 3G Américas, as operadoras continuam avançando rumo às tecnologias de próxima geração, em especial a UMTS, a evolução da tecnologia GSM para a terceira geração de celulares, e HSDPA (sigla do termo em inglês High Speed Downlink Packet Access). A primeira já está sendo oferecida comercialmente por 103 operadoras em 47 países, e outras 93 operadoras de 23 países manifestaram o interesse em implementá-la, segundo a pesquisa ?? o mercado já oferece 250 aparelhos UMTS. Em relação a HSDPA, o estudo aponta que nos últimos quatros meses dez operadoras lançaram serviços de telefonia celular baseados na tecnologia.

O presidente da 3G Americas, Chris Pearson, destaca que "existem indícios iniciais da realização da nossa previsão de evolução para redes HSDPA entre quase todas as operadoras UMTS. ?Nos últimos 30 dias, seis redes HSDPA foram lançadas, 2006 e 2007 devem seguir essa tendência."

A 3G Americas também confirmou que a tecnologia EDGE alcançou escala global, com 131 operadoras em 78 países já oferecendo serviços comerciais. Segundo a entidade, mais de 200 aparelhos com a tecnologia, desde cartões para PC até celulares, já estão disponíveis no mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.