Acessibilidade ganha grupo de coordenação para governo eletrônico

0

A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) criou a Coordenação do Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (e-MAG). A portaria que trata desse assunto foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, 5, e é assinada pelo titular da SLTI, Rogério Santanna.

A nova coordenação será composta por representantes da SLTI, da Secretaria Especial de Direitos humanos e da CGU (ver lista no fim da notícia) e entre as suas atribuições está coordenar a elaboração e a atualização das políticas, diretrizes e especificações técnicas que compõem o documento. Outra prerrogativa é supervisionar e fiscalizar a sua adoção pelos órgãos do governo federal e acionar os órgãos de controle quando for detectado o seu descumprimento.

Também estará sob sua responsabilidade da e-MAG capacitar servidores públicos na aplicação do documento, além de elaborar e divulgar orientações técnicas e manuais sobre o assunto. Deverá, ainda, prover a infra-estrutura administrativa e os recursos orçamentários e financeiros necessários às suas atividades.

O e-MAG traz recomendações técnicas para a construção e adaptação de portais acessíveis a usuários portadores de deficiências auditivas e visuais. A sua adoção é obrigatória desde maio de 2007 para órgãos do governo federal.

Para facilitar a utilização desses padrões, a SLTI já disponibilizou treinamentos on-line sobre e-MAG, que podem ser hospedados por órgãos do governo em seus ambientes de ensino a distância. Um dos cursos é sobre o modelo de acessibilidade que traz conceitos gerais de acessibilidade e é voltado para o público em geral. A secretaria também disponibilizou, em parceria com a OSCIP Acessibilidade Brasil, o Avaliador e Simulador para a Acessibilidade de Sítios (Ases), software livre destinado a desenvolvedores de portais e sites para avaliar, simular e corrigir a acessibilidade de páginas, websites e portais.

Veja como ficou composta a coordenação do e-MAG:

Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação
Titular: Fernanda Hoffmann Lobato
Suplente: Thiago Augusto dos Santos Silva

Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República
Titular: Niusarete Margarida de Lima
Suplente: Paulo Nogueira de Lima

Controladoria Geral da União (CGU)
Titular: Rodrigo Santos de Paulo
Suplente: Tereza Cristina Melo Aguiar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.