Comissão aprova fiscalização de serviços de banda larga no Acre

0

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados decidiu encaminhar ao Tribunal de Contas da União (TCU) pedido de fiscalização dos procedimentos da Anatel no Acre. A proposta foi feita pela deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e aprovada nesta semana.

O relator, deputado Francisco Praciano (PT-AM), apresentou parecer favorável. Segundo ele, dados fornecidos pela autora da proposta mostram que a empresa Brasil Telecom, que controla grande parte do mercado de transmissão de internet banda larga no Acre, "não vem prestando o serviço de forma adequada", prejudicando usuários domésticos, órgãos governamentais e o comércio. O relator ainda lembra que também é grande o número de reclamações em relação aos serviços de telefonia móvel e fixa da empresa.

O relator destacou que o resultado da apuração do TCU, caso sejam comprovadas irregularidades, poderá resultar em eventual responsabilização de integrantes da Anatel e em propostas para aperfeiçoamento dos procedimentos de regulação. "Sob os ângulos econômico e social, poderá haver impactos positivos sobre a qualidade dos serviços prestados pelas referidas empresas", concluiu Praciano.

Perpétua Almeida lembra, em sua justificativa, que a Lei Geral das Telecomunicações estabelece que os usuários têm direito de acesso aos serviços, "com padrões de qualidade e regularidade adequados à sua natureza, em qualquer ponto do território nacional".

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.