TIM terá 10 mil hotspots Wi-Fi até o fim de 2012

0

A TIM decidiu investir em uma rede própria com tecnologia Wi-Fi para desafogar suas Atenas de terceira geração (3G). A operadora instalará 10 mil pontos de acesso Wi-Fi nas principais cidades do Brasil até o fim de 2012. As prioridades serão áreas públicas com grande concentração de pessoas, como praças, estádios e aeroportos. "Aumentar a rede 3G custa cinco vezes mais que Wi-Fi, considerando a mesma capacidade", calcula uma fonte da operadora.

Para o assinante da TIM, a rede Wi-Fi será como um complemento à cobertura 3G, sem a necessidade de fazer um plano à parte. Por exemplo: o usuário pré-pago do Infinity Web pagará os mesmos R$ 0,50/dia quando acessar as redes Wi-Fi ou 3G. Tampouco será necessária uma senha para Wi-Fi. A TIM fará uma autenticação automática de seus usuários através do SIMcard. Haverá também pontos de acesso públicos, para a conexão gratuita de não assinantes. Neste caso, porém, a rede dará acesso apenas a websites de interesse público, como portais governamentais etc.

O primeiro teste está sendo feito na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, cuja rede Wi-Fi deve entrar em funcionamento comercial em meados de janeiro. Outra comunidade carente a receber a novidade será o Complexo do Alemão, também no Rio de Janeiro, no primeiro trimestre do ano que vem.

Análise

Com a novidade, a TIM vai se equiparar à Oi, que adquiriu a rede Wi-Fi da Vex. A estratégia de desafogar a rede 3G só faz sentido para operadoras que tenham uma ampla infraestrutura de fibra óptica para escoar o tráfego. É o caso da Oi com sua rede fixa e da TIM nas regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo com a rede da recém adquirida AES Atimus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.