Professor de ciência da computação critica projeto Um Laptop por Criança

0

O professor titular do departamento de Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Valdemar Setzer, criticou duramente o projeto Um Laptop por Criança, oferecido pela ONG OLPC (One Laptop Per Child), que visa distribuir computadores portáteis a estudantes de vários países, assim como o interesse do governo brasileiro no projeto. O One Laptop Per Child foi idealizado por Nicholas Negroponte, do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Setzer diz que o programa não é uma forma efetiva de propiciar mais conhecimento e desenvolvimento intelectual às crianças e aos adolescentes e melhorar o seu rendimento escolar. O professor, um dos mais obstinados críticos aos meios eletrônicos e o seu impacto sobre a educação, em seu trabalho de pesquisa estuda a influência que a TV, o computador e os jogos eletrônicos exercem especialmente sobre as crianças. A sua posição é: "Deixem as crianças serem infantis, não lhes dêem acesso a TV, jogos eletrônicos e computador!".

Setzer fará uma avaliação do programa durante conferência na 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 8 e 13 de julho, em Belém (PA). O propósito do professor é mostrar que o projeto OLPC não é acompanhado por nenhum projeto educacional específico. ?A mentalidade é a de que computador no ensino é bom, ponto final.". Ele abordará em sua palestra dois aspectos: o local, isto é, por que ele é inapropriado para o Brasil; e o universal, válido para qualquer uso de computadores por crianças e jovens.

No primeiro caso, vai mostrar vários fatores que deveriam impedir esse projeto de ser concretizado, tal como a questão fundamental das prioridades dos gastos públicos com educação. ?No Brasil, há prioridades muitíssimo mais urgentes, como a melhoria dos salários dos professores e seu melhor preparo didático, a melhoria das condições das escolas etc.?, observa Setzer.

Quanto aos fatores universais, Setzer, desde 1976, tem-se mostrado decididamente contra o uso de computadores por crianças e jovens pelo menos até os 15 anos de idade. Ele justifica sua posição contrapondo o fato de o computador ser uma máquina matemática, que exige o uso de linguagem e pensamento formais, lógico-simbólicos, ao desenvolvimento da criança e do jovem segundo a conceituação e prática da pedagogia Waldorf. "Nessa conceituação, o pensamento e a linguagem formais impostas pelo computador são impróprias para crianças e jovens, prejudicando um desenvolvimento intelectual harmônico com o resto de seu desenvolvimento", diz o professor.

Segundo ele, essa conceituação é corroborada por resultados de pesquisas que mostram que, estatisticamente, quanto mais uma criança ou jovem usa um computador, pior o seu rendimento escolar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.