Siemens planeja deixar joint venture que mantém com a Fujitsu

0

A Siemens pode colocar um fim à parceria de nove anos que mantém com a Fujitsu para a fabricação de PCs. De acordo com uma pessoa próxima à multinacional alemã, em declaração ao The Wall Street Journal, sob a condição de anonimato, a companhia já teria informado à empresa japonesa sobre a decisão de deixar ou acabar com a joint venture Fujitsu Siemens Computers.

Um porta-voz da Fujitsu em Tóquio confirmou nesta quarta-feira, 6, que as duas empresas estão em discussões sobre o futuro da empresa, mas adiantou que nada havia sido decidido. O acordo entre as duas companhias termina em 2009, portanto as conversações sobre a renovação ou não da parceria é natural. As duas empresas podem também desmantelar joint venture a ou apenas vendê-la. Conforme os termos do acordo, se uma das partes decidir deixar a parceria, a outra tem o direito de comprar suas ações. O valor de mercado da Fujitsu Siemens Computers está avaliado entre US$ 3,12 bilhões e US$ 4,65 bilhões.

A Fujitsu Siemens Computers foi formada em outubro de 1999, depois de fracassar a tentativa de união entre a Siemens e a Acer. De acordo com o jornal americano, a Siemens, que acaba de vender sua operação de celulares, estaria procurando um outro parceiro que lhe permitisse competir de forma mais eficaz nos mercados de hardware do Japão e dos Estados Unidos.

Desde que Peter Löscher assumiu como presidente e CEO da Siemens no ano passado, a multinacional alemã vem executando um rígido plano de corte custos, além de reorientando sua práticas de gestão para tentar recuperar credibilidade, que ficou seriamente abalada após a eclosão de diversos escândalos, por suposta prática de corrupção de antigos integrantes do conselho.

No dia 1º de agosto, a companhia vendeu 80,2% da sua divisão Siemens Home and Office Communication Devices para a Arques Industries AG. Ela também vem realizando uma profunda reestruturação que deve resultar no corte de 16.750 postos de trabalho em todo o mundo. Além disso, a multinacional deve transferir sua sede mundial para em Viena, capital da Áustria, em 2010.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.