Senado vai divulgar no site prestação de contas de verba indenizatória

0

A Comissão Diretora do Senado decidiu, na manhã desta quarta-feira (7/11), começar a divulgar na página da instituição na internet a prestação de contas da verba indenizatória de R$ 15 mil que cada senador recebe mensalmente. O presidente interino da Casa, Tião Viana (PT-AC), celebrou a decisão como mais um passo do legislativo no seu propósito de ter mais visibilidade diante da sociedade. Ele concedeu entrevista sobre o assunto na saída do seu gabinete.

?Foi um avanço consistente, porque foi pautado, refletido e decidido por todos de que haveria um entendimento com os líderes para que o Senado divulgue na internet a chamada verba indenizatória. Foi um avanço consistente. O que importa é que a decisão já foi tomada como um passo positivo a favor da transparência da instituição.?

. É um caminho sem volta, senador?, indagaram a Tião Viana na entrevista.

? Tenho certeza que sim. Não há qualquer razão para que, nos dias atuais, esse assunto não seja colocado de maneira inteiramente transparente, como exige a imprensa e a sociedade.

. E quanto à extinção da verba indenizatória?

? Sobre isso, nós vamos conversar com o presidente da Câmara [Arlindo Chinaglia], mostrando que existe um sentimento contrário à verba indenizatória em sua origem. Ela pode simular uma situação de mascarar salário, o que é muito ruim para a instituição. Temos que tratar essa questão de maneira direta e clara com a sociedade e com a imprensa. E eu refletirei sobre isso com Chinaglia.

Tião Viana observou que, no Senado, qualquer parlamentar deseja que essa verba indenizatória tenha um disciplinamento definitivo, sem margem para dúvidas. Em sua opinião, a maioria encara essa divulgação como um grande passo em favor da imagem do legislativo e do próprio parlamentar. Para ele, quanto mais transparente for o Senado, mais credibilidade terá com a imprensa e com a sociedade. "E melhor será para a democracia".

Concretamente, Tião Viana afirmou que a verba indenizatória começa a ser divulgada na internet nos próximos dias, talvez na próxima semana ? ou no próximo mês, como aventou o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), 2º vice-presidente do Senado, primeiro a deixar a reunião.

Em sua entrevista, Tião Viana também foi indagado sobre a possibilidade de punição do parlamentar que gastar irregularmente a verba indenizatória. Sua resposta:

? Acho que no Senado já existe um rigor muito grande quanto a isso. A Secretaria de Controle Interno estabelece regras rígidas e glosa toda matéria que não está nos termos legais. Esse cuidado já existe há muito tempo.

Apesar da comemoração do senador, a decisão pode ter sido em vão. Há uma proposta, que deve ser apresentada na Casa, que acaba com a verba indenizatória em troca de um aumento nos salários dos senadores. A idéia é que o valor seja um pouco abaixo da verba, cerca de R$ 7 mil, que passaria a ser incorporado ao rendimento dos parlamentares.

Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.